segunda-feira, 23 de abril de 2012

Monumento de homenagem ao Mineiro

Um dos profissionais mais importantes na história de surgimento, construção e desenvolvimento de Candiota, o Mineiro será o tema de um monumento a ser erguido junto às margens da BR-293, no município.

O símbolo deste marco, que integrará um projeto turístico da Prefeitura Municipal, já está definido. Na tarde de quinta-feira, dia 19, a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) efetivou a doação, ao Executivo, de uma escavadeira P&H 955 – uma das primeiras a serem utilizadas na Mina de Candiota, ainda na década de 60.

A efetivação da doação foi estabelecida pela assessora jurídica da CRM, Abigail Figueiredo, em encontro com o prefeito municipal, Luiz Carlos Folador. Também participaram do ato o superintendente administrativo, Oxcilei Duarte de Quadros, a oficial substituta do Serviço Notarial e Registral de Candiota, Renata Feijó Silveira, e o assessor jurídico da prefeitura, Adriano Castro dos Santos, e a vereadora Giselma Pereira – proponente do anteprojeto para utilização do maquinário como monumento de homenagem aos mineiros.  A iniciativa prevê a instalação do monumento em uma área localizada junto ao trevo de acesso da Vila Operária. “Estamos em processo de efetivação da transferência do terreno para o Executivo para, então, podermos utilizar o local”, informou. O espaço será cedido pelo proprietário Paulo Duarte.

Antes da concretização do projeto outras demandas deverão ser concluídas, além do repasse da área. Como explica Giselma, a P&H 955 deverá ser revitalizada. “É uma máquina com fabricação datada de 1960. Antes de a instalarmos, devemos recuperar a lataria que, com o passar de 52 anos, já está bastante deteriorada”, apontou. A vereadora acrescenta que isto está sendo avaliado junto à empresa responsável pela fabricação original. “A ideia é concluirmos este monumento de homenagem até 4 de dezembro, quando se comemora do Dia do Mineiro. Porém, como dependemos de outros fatores, não apontamos esta como a data oficial”, argumentou.

Por fim, assim que concluídos estes dois procedimentos, a Prefeitura Municipal também viabilizará a estruturação do espaço para a instalação do monumento.

8 comentários:

  1. Profª Giselma!
    Não estou entendendo sua preocupação em preservar uma maquina antiga para transformá-la em monumento.

    Porque a senhora não espera mais uns 3 ou 4 anos, e aí sim teremos varias maquinas novas em condição para ser museu e monumento, pois o seu partido e o PSDB estão acabando com o carvão, e aí não termos CRM e CGTEE, tenha paciencia professora!

    Em pouco tempo TODO maquinario da CRM estará a disposição desse seu lindo e util projeto!

    ResponderExcluir
  2. Mas tú é um pessimista até o último fio de cabelo heeinn anônimo.
    Deixa a profe aí fazer sua política, não lestes a última postagem do Tailor sobre preservar a história da nossa terra,? então tai vamos guardar a máquina P&H, afinal de contas se o PT acabou com o carvão não foi culpa só dele não, foi culpa dessa coligação esdrúxula com PSDB que o Folador teima em manter. Então vamos fomentar que o Folador faça greve de fome no Palácio do Planalto mas leve junto o Paulo Brum e que assuma o Celso que já é prefeito de "fato" pois ele emprega, deseemprega bem como pergunta para o funcionário se tá bom prá ele ali ou quer ir prá outro lugar.
    Atenção vereadores: CELSO SANTOS ANDA POR TODAS AS SECRETARIAS FAZENDO SUA POLITICAZINHA ELEITOREIRA E VCS NÃO FAZEM NADA.

    ResponderExcluir
  3. Meu amigo.
    Queria muito não ter escrito o primeiro comentario desse assunto.
    Não sou pessismista, muito pelo contrario; trabalho na CRM e estou quase aposentado, mas os leiloes atuais de carvão para susina, só garante o funcionamento até 2017, falta só 4 ou 5 anos e toda a estrutura da CRM podera entrar para o Museu do Carvão.
    O PT da nobre Vereadora GISELMA, que é esposa do meu colega ZENON é o responsavel por esse caos anunuciado, NÃO É GURIS!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora estão querendo vender a idéia de que a coligação correta é com PMDB?
      Que falta de argumentos, falta de justificativas.
      Vamos para de falar essa bobagem só porque PMDB esta na M, querem se coligar com PT ficam falando essa bobagem.
      Só bobo para acreditar nessas bobagem.
      Será que vai ser esse argumento que a oposição vai querer ussar, bom pelo que era feito em candiota e como povo era tratado, deve ser isso a maneira que vão mentir essa vez.

      Excluir
  4. ANÔNIMO das 12:36 de 23/04; Pelo que sei esta ideia de coligar com o PMDB é do teu prefeito Falador, procura te informar dele se isto não é verdade, pergunta se ele não participou de nenhuma reunião para tratar desse assunto??? e olha bem pra ele pra ver se ele não vai até mudar de cor e se ele negar que tratou desse assunto o que é muito provável pois tem muitos de vocês que dizem que as vezes ele tem lapso de esquecimentos mais adiante te dou outros detalhes dessas tratativas, estou no teu aguardo certo?

    ResponderExcluir
  5. Pô cara abre o jogo logo, todo mundo sabe que o Folador e o Artemio participaram da reunião em Bagé para tratar da coligação PT e PMDB, todos sabem menos o diretório do PT, o que não tem nada de anormal afinal o PT é o Falador e o Artemio. O resto, bem o resto é o resto.

    ResponderExcluir
  6. o pmdb quer coligar com o pt porque eles estao perdidos nao tem mais futuro em candiota mas oPT nao vai ressucitar morto

    ResponderExcluir
  7. A Giselma jogou suas fichas nos cachorros, não deu em nada!
    Agora tentar falar ou homenagear o Carvão e os Mineiros com monumentos de museu, foi um baita tiro no pé!
    Vereadora se tu quer nos ajudar, pede para tua Presidenta Dilma-PT nos homenagear com a manutenção e garantia dos nossos e empregos aqui na CRM.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.