domingo, 29 de abril de 2012

Frases da Semana

“Digo que vou para a disputa e como candidato a vice-prefeito imagino uma mulher, mãe e desquitada”
Odilo Dal Molim, ex-prefeito de Candiota e possível candidato em 2012, em reunião do PMDB.

“O Lula queria tanto a CPI que pode até ser sorteado com um depoimento para explicar o dinheiro do Cachoeira na sua campanha (de 2002)”
Rubens Bueno, deputado (PR) e líder do PPS na Cãmara.

“Não pode ser uma CPI contra o governo. Tem de ser contra o crime organizado. Temos a oportunidade de chegar ao fundo do poço, aos corruptos e aos corruptores”.
Jarbas Vasconcelo, senador (PMDB-PE).

“Não há essa preocupação (de a CPI investigar governistas), tanto que o governo não entrou nessa história, não interferiu nem a favor nem contra (a criação da CPI).”
Michel Temer, vice-presidente da República.

sábado, 28 de abril de 2012

Bom humor: afinal hoje é sábado



Simpatia para atrair Aumento de Salário

Separe um prato fundo e pegue seu contra-cheque. Coloque o pratosobre uma mesa e sente-se de costas para o Poente. Lembre-se: Poente!

Isto é muito importante! Olhe atentamente para o seu contra-cheque. Não se contenha: Chore sobre o prato, soluçando se tiver vontade, até enchê-lo completamente. Mas cuidado: Não deixe que o prato transborde!

Em seguida esvazie o prato numa pia, dizendo firmemente:
Tristeza vai, Alegria vem. . . . .
Arrocho vai, Aumento vem.
Abelha é do mal! Oliveira é do bem!
Faladorzinho é o quente. Dindinho também!


Faça isso diariamente, até não mais sentir tristeza ao olhar o seu contra-cheque. Quando isso acontecer, você terá alcançado a graça almejada.

Retransmita esta simpatia para 3 colegas. Não deixe de retransmiti-la, pois uma funcionária público municipal lotada em Candy deixou de retransmiti-la e perdeu o cargo. Um mês depois achou-a e a retransmitiu e retornou para o mesmo cargo.

Você está tendo o privilégio de receber esta simpatia que lhe trará mais felicidade que qualquer aumentinho de salário de vereador.

Passe para os 3 colegas e aguarde o resultado.

Brum-ninho retransmitiu ao recebê-la e, em pouco tempo, comprou um carro zero e subiu na vida com seu quase R$ 2,00.

Não deixe de passar pra frente, pois é desgraça na certa.

Birutinha a ignorou, e por mais de uma vez, foi pára na geladeira.

Oxi-genada riu quando recebeu e não a retransmitiu (ele ri de tudo). Em seguida, foi abandonado pelos companheiros, pelos colegas, e pela cozinheira.

Assim, retransmita essa simpatia logo que recebê-la: Ela é prenúncio de bem aventurança.

Boa sorte!

CRM realiza Gincana do Trabalhador

A Companhia Riograndense de Mineração (CRM), em parceria com o ‘Projeto Verde! Sinal de Vida Iluminada’, realizou na manhã desta sexta-feira, 27 de abril, a Gincana do Trabalhador. Seis equipes, diferenciadas por cores, participaram das provas que foram preparadas e executadas pelo grupo de lazer do SESI.

Os colaboradores passaram por momentos de descontração e realizaram atividades que exigiam principalmente a união de cada equipe, além de força e concentração. As provas aconteceram no prédio administrativo da Companhia, e fazem parte das comemorações pelo Dia do Trabalhador, celebrado dia 1º de maio.


Após a atividade foi servido um almoço aos funcionários, estagiários e terceirizados, onde foram sorteados diversos brindes, entre faqueiros, jarras elétricas, torradeiras, cafeteiras, barracas, sacos de dormir, aparelhos de som e panela elétrica, finalizando a homenagem ao Dia do Trabalhador na unidade Candiota. A equipe vencedora da gincana foi a azul, seguida da vermelha, amarela e branca.

Regional de Futebol de Campo de Candiota

Neste domingo, dia 29, acontece a segunda rodada do Campeonato Regional de Futebol de Campo. Na data, os confrontos acontecem na cidade de Hulha Negra. As equipes da Associação de Moradores da Vila Operária e o Grêmio Candiota representam o município na ocasião.

Pela manhã, às 10h, jogam EFC x Pedras Altas. Já à tarde, a competição tem sequencia com as seguintes disputas: Luz e Ordem x AMVO e Manda Brasa x Candiota.

O Campeonato conta com a organização das prefeituras municipais de Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, e do SESC/RS.

Plantão estendido no início da vacinação contra a gripe

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe acontece entre os dias 5 e 25 de maio. Em Candiota, a Secretaria de Saúde prepara um plantão ampliado nas principais unidades de atendimento para o início dos trabalhos.

Segundo a secretária Nilda Catarina Saldanha, os postos dos bairros João Emílio, Seival, Dario Lassance, Residencial e Operária atenderão das 8h às 17h, no dia 5. “Nas demais datas, o atendimento será no horário normal, das 8h às 14h36”, relatou.

O público alvo da campanha são idosos (maiores de 60 anos), gestantes, indígenas aldeados e trabalhadores do sistema de saúde, além de crianças. No país, a meta é imunizar pelo menos 80% do público alvo, equivalente a 30,1 milhões de pessoas – conforme dados do Ministério da Saúde.

Crianças na faixa etária apontada devem receber duas doses, com intervalo de um mês entre cada uma. Aquelas que receberam o imunizante no ano passado precisam apenas de uma dose.

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Imagens que valem mais que mil palavras

Pronatec é lançado em Candiota

A Prefeitura de Candiota realizou, na manhã de quinta-feira, dia 26, a solenidade oficial de lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) de Formação Inicial e Continuada. Na cerimônia, também foi divulgado o período e o local para inscrições na iniciativa.
 
Segundo a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Hilda Rejane Bom, a iniciativa será direcionada aos contemplados do Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal. “Foram disponibilizadas 55 vagas. No caso de haver um número superior de inscritos será realizada uma análise para a seleção. É uma oportunidade de qualificação aos assistidos do município”, salientou.

De acordo com o delegado regional do trabalho, Alexandre Camargo, a capacitação será dividida em três turmas e será realizada em dois períodos, em local a ser definido. “O curso de soldador terá 200 horas/aulas e irá iniciar no dia 12 de junho, sendo dividido em duas turmas, com 16 alunos em cada uma. O funcionamento será nos turnos da manhã e tarde”, informou. Já a capacitação para operador de máquinas terá início em agosto, com 300 horas de duração, com aulas no turno da noite. Serão disponibilizadas 23 vagas. O objetivo, conforme Camargo, “é aumentar o número de pessoas qualificadas no município proporcionando a inclusão produtiva”.

Os interessados poderão efetuar a inscrição entre os dias 2 e 17 de maio, junto ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e na agência do Sine de Candiota.

Prefeitura terá ponto facultativo na segunda-feira

Em virtude do feriado do Dia do Trabalhador em 1º de maio, a Prefeitura de Candiota terá ponto facultativo no dia anterior – segunda-feira, 30 de abril. A medida foi estabelecida através de decreto no início desta semana.

Para a data, serão mantidos, de forma regular, os serviços considerados essenciais.

Candiota busca inserção da Educação Integral nas escolas municipais

Entre os dias 18 e 20 de abril, a secretária de Educação, Nazionélia Ferreira, e a primeira-dama de Candiota, Ana Scholl, estiveram em Brasília para tratar de assuntos referentes à implementação do sistema educacional do município.

Um dos temas de destaque foi a busca pela inserção do município no programa Mais Educação. Através disto, segundo relata Nazionélia, Candiota poderá viabilizar os recursos necessários para a implantação da Educação Integral nas escolas da rede municipal – hoje funcionam em turno único. O tema foi discutido com o coordenador nacional do Mais Educação, Leandro Fialho.

“Esta iniciativa do Governo Federal representa um aporte de recursos diretamente para as instituições de ensino. Com esta verba, as próprias escolas definem como investir no processo de Educação Integral, seja no desenvolvimento de ações, oficinas, como na contratação de monitores”, exemplificou a secretária.

As escolas beneficiárias também recebem conjuntos de instrumentos musicais e rádio escolar, dentre outros; e referência de valores para equipamentos e materiais que podem ser adquiridos pela própria escola com os recursos repassados.

Governo entrega netbooks e lança plano gaúcho de banda larga em Bagé

Claudio Fachel/Palácio Piratini
O governador Tarso Genro entregou, nesta quinta-feira (26), 315 netbooks a professores e estudantes de Bagé e Aceguá. O ato - realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Edisson Heráclito Cerezer, em Bagé - marcou o início do projeto Província de São Pedro, que destina um computador por aluno e professor. Na cerimônia, também foi lançado o projeto de banda larga de alta velocidade da Procergs: Infovia RS.

A Escola Estadual de Ensino Médio Barão, de Aceguá, também recebeu computadores. Ao lembrar que o programa foi anunciado durante a Interiorização do governo, em Bagé, no ano passado, o governador disse que a Educação é uma das prioridades do Executivo. "Investir nas novas tecnologias é abordar uma nova forma de cultura, utilizando um instrumento de comunicação, inserção e transformação social".

Ao todo serão distribuídos 7,5 mil equipamentos, em 23 escolas estaduais de ensino fundamental de Bagé e Aceguá.

O programa investirá R$ 80 milhões na compra de 160 mil computadores, infraestrutura e formação docente. Na primeira etapa, serão beneficiadas 278 escolas, 139 mil alunos e 10,5 mil professores nos municípios da Fronteira-Oeste e nas cidades da Região Metropolitana que abrigam Territórios de Paz.

O governador Tarso Genro destacou o avanço das novas tecnologias como forma de controle da população sobre seus governantes. "É um instrumento de organização, inserção e qualificação da vida pública".

Segundo o diretor de Inclusão Digital da Secom, Gerson Barrey, a InfoVia RS representa a rede corporativa do Governo gaúcho."É uma proposta orientada para um modelo público inovador e sustentável de infraestrutura de rede, com redução de custos atuais de telecomunicação no Estado".

A Infovia RS tem como objetivo promover a inclusão digital e contribuir com a capacitação da população para o uso das tecnologias da informação e comunicação. O projeto está alinhado ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL), do Governo Federal.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Jogo Solidário em Bagé

Dunga e Paulo Roberto confirmam presença 

O dia 27 de abril ficará registrado na história do futebol bageense e na trajetória das entidades APAE e Caminho da Luz de Bagé. Nesta data, o município será cenário do Jogo Esportivo e Solidário, promovido pelo deputado federal Afonso Hamm, com a presença do deputado Romário, que foi jogador da Seleção Brasileira de Futebol. Na noite de quarta-feira, Hamm obteve a confirmação de mais dois convidados para a partida de futebol, os ex-jogadores, Dunga e Paulo Roberto.

Os craques estarão no estádio Pedra Moura, a partir das 16h45min. Eles irão dividir o campo com os integrantes da Associação Bageense dos ex-atletas profissionais do futebol da dupla Bagé-Guarany (BA-GUA) e jogadores que já dividiram em algumas oportunidades o campo de futebol com o deputado Afonso Hamm.

Jogo e Ingressos 

Afonso Hamm reforça a divulgação do Jogo, anunciando que os ingressos podem ser adquiridos antecipadamente com a entrega de alimentos não perecíveis e agasalhos. A troca pode ser na APAE, Caminho da Luz, Grêmio Esportivo Bagé e na Praça Silveira Martins. “O evento tem caráter solidário em prol da APAE e Caminho da Luz, que atendem ao todo 638 crianças e adolescentes com necessidades especiais”, salienta Hamm ao anunciar que durante o evento haverá algumas surpresas para o público.
PROGRAMAÇÃO

12h45min – Visita ao Centro de Treinamento Guarany Futebol Clube (Complexo Esportivo Militão) – Avenida General Artigas;
13h30min – Coletiva para Imprensa no Restaurante Mercado Gourmet – Obino Hotel (Av. Sete de Setembro, 901);
15h – Visita ao Caminho da Luz com a presença da APAE-Bagé (General Osório, 2478);
16h45min – Jogo Solidário no Grêmio Esportivo Bagé (Estádio Pedra Moura) em benefício da APAE-Bagé e União Espírita Bageense Caminho da Luz, com a presença dos deputados Afonso Hamm e Romário e dos ex-jogadores Dunga e Paulo Roberto. A partida contará com a participação dos ex-jogadores da dupla Ba-Gua e convidados.

Torneio do Dia do Trabalhador

A Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Juventude, realiza no dia 1º de maio, o Torneio do Dia do Trabalhador. A competição, na modalidade de futebol Sete, acontece a partir das 9h, na sede da Associação dos Funcionários da Mina de Candiota (AFUCAN).

Como informa o coordenador de Esportes, Valdenir de Almeida, o Preto, as fichas de inscrições começaram a ser disponibilizadas na quarta-feira, dia 26. “O torneio será destinado para toda a comunidade do município e da região”, destacou.

Os interessados em participar devem retirar as fichas na Secretaria de Cultura, localizada na rua Alcebíades Antunes, nº 102, na Vila Residencial, ou com o coordenador de Esportes. Os telefones para contato são (53) 32455065 e (53) 99629982. O prazo para se inscrever encerra no dia 30 de abril.

Novo edital de nomeação de aprovados no concurso de 2011

A Prefeitura de Candiota publicou hoje,, dia 26, o edital de nomeação nº 11, referente ao concurso público realizado em 2011. Nesta chamada, são convocados três novos funcionários, aprovados para os cargos de professor, nas áreas de Estudos Sociais, Matemática e Língua Portuguesa com habilitação em Inglês.

O processo seletivo, realizado em fevereiro do ano passado, ofertou um total de 144 vagas e contou com cerca de 2,9 mil inscritos. O novo edital pode ser conferido no site da Prefeitura (www.candiota.rs.gov.br).

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Tabuleiro Político III

Aprovação do Governo não garante reeleição 

O aspecto lógico do xadrez, assim como em certas circunstâncias políticas, não impede o competidor de manifestar sua criatividade, sua individualidade e de imprimir sua marca na disputa.

Possivelmente incrédulo, no início do mês, o prefeito de Porto Alegre José Fortunatti leu no jornal ZH que sua administração tem 72% de aprovação, mas perderia as eleições para Manuela D’Ávila em qualquer cenário da disputa, se a eleição ocorresse agora, conforme pesquisa do Ibope.

Nas palavras da Karpov, ex-campeão mundial de xadrez, “a ameaça da derrota é mais terrível que a própria derrota”.

Saviely Tarkowwer, grande mestre internacional, certa vez foi questionado sobre quem seria o melhor jogador de todos os tempos, ele deu a seguinte resposta:

- se o xadrez é uma ciência o melhor é Capablanca;
- se o xadrez é uma arte o melhor é Alekhine;
- se o xadrez é um jogo o melhor é Larket.

Pois conforme pesquisa Datafolha, a popularidade de Dilma Rousseff bateu mais um recorde de popularidade após um ano e três meses de mandato. O governo da presidente petista é considerado ótimo ou bom por 64% dos brasileiros. O índice revela a melhor avaliação obtida por um presidente no período considerado, superando de longe Fernando Henrique Cardoso (30%) e Luiz Inácio da Silva (38%). Mas, Lula é o preferido dos brasileiros para ser o candidato do PT ao Planalto em 2014.

Depois de mais de mil e quinhentos anos que o xadrez é praticado, dizem os entendidos, os fatos que explicam porque um competidor perde ou ganha devem ser obtidos mediante intensa observação das virtudes e fraquezas do adversário, até porque o valor das peças não é absoluto, varia de acordo com a posição e o momento.

Ah, em tempo, para o Grande Mestre Tartakower: “nunca alguém ganhou uma partida abandonando-a”.

Novo núcleo habitacional de Candiota

Desde o início do mês, a Construtora ACPO já desenvolve a execução do projeto que prevê a construção de um núcleo habitacional, composto por 200 casas populares, em Candiota. As instalações básicas da empresa já foram concluídas e, com isto, os primeiros funcionários já atuam no local.

Na terça-feira, dia 24, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, visitou o espaço do futuro empreendimento e aproveitou para verificar o andamento dos serviços.

Conforme o engenheiro residente da ACPO, Daniel Madruga, os trabalhos realizados no momento compreendem o Centro Comunitário, também previsto no projeto. “Dentro de 30 dias devemos instalar uma usina de concretagem, necessária para o seguimento dos serviços”, informou. Paralelo a isto, a área que receberá as moradias também recebe atendimento.

As futuras moradias terão dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Além disto, o projeto também prevê a construção de um Centro Comunitário, playground e uma quadra poliesportiva. O empreendimento é viabilizado através do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), uma das fontes de financiamento do programa federal Minha Casa, Minha Vida. O investimento total é de R$ 9,2 milhões.

Vagas para pedreiro em Candiota

O Sine de Candiota divulgou, na segunda-feira, dia 23, que está com duas vagas disponíveis para a contratação de pedreiro junto à empresa Yergata. Para ser contratado, o candidato deve possuir, ao menos, seis meses de experiência na função.

Os interessados devem comparecer até a agência do Sine no município, localizada na avenida Luiz Chirivino, nº 155. O espaço funciona das 8h às 14h36. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (53) 32458081.

Jovem Aprendiz em Candiota

Nesta sexta-feira, dia 27, serão assinadas as Carteiras de Trabalho dos 30 integrantes de Candiota selecionados para integrar o programa Jovem Aprendiz, que será desenvolvido no município. A atividade está marcada para as 13h30, no Clube de Mães Mãe Cleci.

Os participantes da capacitação em Auxiliar de Manutenção – voltado para as áreas de Elétrica e Eletrônica –, que será desenvolvida, receberam a documentação de trabalho no início do mês. “O procedimento é necessário, pois, dentro da ação, os jovens participarão de aulas práticas junto à Usina Termoelétrica Presidente Médici, em Candiota”, detalhou a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Hilda Rejane Bom.

A aula inaugural está agendada para o dia 7 de maio, às 11h, e será realizada na Escola Municipal Neli Betemps, no bairro João Emílio. Posteriormente, o curso terá aulas de segunda a sexta-feira, das 13h30 às 17h30.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, a Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica (CGTEE) e a Escola Técnica José César de Mesquita, de Porto Alegre, que irá viabilizar o desenvolvimento do curso.

terça-feira, 24 de abril de 2012

Romário em Bagé

No dia 27 de abril, o município de Bagé será palco do Jogo Esportivo e Solidário no estádio Pedra Moura, às 16h45min. O evento, promovido pelo deputado federal Afonso Hamm contará com a presença do deputado federal Romário, que foi jogador de futebol da Seleção Brasileira de Futebol. Os interessados em participarem do evento já podem trocar no mínimo um quilo de alimento não perecível ou agasalho por um ingresso para o jogo.

Os pontos de troca são: Caminho da Luz, Apae, Grêmio Esportivo Bagé e um ponto na Praça Silveira Martins, que estará no local até quinta-feira, sempre no período da tarde. Os ingressos são limitados e a orientação é que os interessados peguem seus ingressos antecipados.

O Jogo Solidário será formado pela Associação Bageense dos ex-atletas profissionais do futebol da dupla Bagé-Guarany e jogadores que já dividiram em algumas oportunidades o campo de futebol com o deputado Afonso Hamm, que na ocasião também estará comemorando seus 50 anos.
PROGRAMAÇÃO
12h45min – Visita ao Centro de Treinamento Guarany Futebol Clube (Complexo Esportivo Militão) – Avenida General Artigas;
13h30min – Coletiva para Imprensa no Restaurante Mercado Gourmet – Obino Hotel (Av. Sete de Setembro, 901);
15h – Visita ao Caminho da Luz com a presença da APAE-Bagé (General Osório, 2478);
16h45min – Jogo Solidário no Grêmio Esportivo Bagé (Estádio Pedra Moura) em benefício da APAE-Bagé e União Espírita Bageense Caminho da Luz, com a presença dos deputados Afonso Hamm e Romário. A partida contará com a participação dos ex-jogadores da dupla Ba-Gua e convidados.

Regional de Futebol de Campo

O Campeonato Regional de Futebol de Campo 2012 teve início no último domingo, dia 22. Na ocasião, o campo da Vila Residencial, em Candiota, sediou os jogos da primeira rodada.

Pela manhã, na partida de abertura da competição, o Manda Brasa, de Hulha Negra, venceu a equipe da AMVO, por 1 x 0.

Já na parte da tarde, os representantes candiotenses AEJE e Grêmio Candiota iniciaram vencendo, abrindo dois gols de vantagem, mas cederam o empate antes do apito final para Cacimbinhas e Luz e Ordem (ambos de Pinheiro Machado), respectivamente.

A próxima rodada do certame acontece no domingo, dia 29, em Hulha Negra. Na data jogam: EFC x Pedras Altas; Luz e Ordem x AMVO; Manda Brasa x Candiota.

O Campeonato conta com a organização das prefeituras municipais de Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, e do SESC/RS.

Mais R$ 3 milhões para CIDEJA

Os prefeitos das cidades que compõem o Consórcio Público Intermunicipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental dos Municípios da Bacia do Rio Jaguarão (Cideja) estiveram reunidos, na segunda-feira, dia 23, em Candiota. Um dos temas do encontro foi a confirmação de verba na ordem de R$ 3 milhões para a aquisição de patrulha agrícola, destinada ao melhoramento da produção leiteira.

Os recursos, relatados pelo prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador – atual presidente do Cideja – são oriundos do Ministério de Desenvolvimento Agrário (R$ 2 milhões) e da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (R$ 1 milhão). “Estes valores já estão empenhados. Por meio disto, iremos adquirir equipamentos destinados para a estruturação da bacia leiteira dos municípios. Poderemos melhorar as pastagens, o que deve ampliar a produção e elevar a renda do produtor”, avaliou.

No projeto está previsto a aquisição de 10 tratores, 10 enciladeiras, 10 enfenadeiras, cinco plantadeiras (de plantio direto), um caminhão tanque (para transporte de leite) e 30 botijões de sêmen (para inseminação artificial). Conforme Folador, está agendado, para o dia 7 de maio, uma reunião com o secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Luiz Fernando Mainardi, em Porto Alegre, para tratar do assunto.

Além da confirmação dos valores, o encontro serviu para avaliar as ações desencadeadas pelo Consórcio. O Cideja é composto pelos municípios de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado.

Foto: Felipe Valduga
Segundo o prefeito de Hulha Negra, Renato Machado, a união entre os municípios surgiu em um bom momento. “Através do maquinário que recebemos do Incra, em 2010, conseguimos melhorar as condições das estradas do interior e auxiliar, de certa forma, na manutenção do trabalhador no campo”, ressaltou ao argumentar que: “ainda existem pontos a melhorar, como no abastecimento de água”.

Por sua vez, o chefe do Executivo de Pinheiro Machado, José Antônio Duarte Rosa, pontuou que “temos demandas de caráter não apenas do município, mas que envolvem a região. Trabalhando de forma conjunta, como viemos fazendo até o momento, podemos ser mais efetivos. O Cideja serve para fortalecer nossas buscas por investimentos e soluções”.

O prefeito de Pedras Altas, Gabriel de Lellis Junior, apontou a necessidade de pavimentação asfáltica da RS 615 (chamada Transcampesina). “Temos de trabalhar de forma técnica com este objetivo e gestionar os recursos junto ao Governo Federal. Já temos um estudo sendo executado para avaliar os reais benefícios que esta obra trará, com dados específicos”, relatou. A via em questão, como explica Junior, possui uma extensão aproximada de 200 quilômetros e liga as cidades de Rio Grande, Herval, Pedras Altas, Candiota, Hulha Negra e Aceguá – até o Uruguai – em meio a propriedades rurais. “Isto garantiria uma melhoria significativa do escoamento da produção”, citou. No próximo sábado, dia 28, uma comitiva deve percorrer trechos da via para avaliar a atual situação.

O gestor de Aceguá, Gerhard Martens, argumentou que a proposta merece destaque e atenção dos envolvidos. “O Cideja, apesar de pouco tempo de existência, já garantiu implementações importantes. Unidos, podemos conquistar muito mais”, avaliou.

Pronatec em Candiota

A Prefeitura de Candiota realiza, na próxima quinta-feira, dia 26, solenidade de lançamento do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) no município. O ato está agendado para às 9h30, no Centro Administrativo. A cerimônia também vai marcar a abertura do período de inscrições para os interessados.

Segundo a secretária de Ação Social, Trabalho e Renda, Hilda Rejane Bom, a iniciativa será direcionada para contemplados pelo Bolsa Família. “Serão, neste momento, 55 vagas disponibilizadas em capacitações para soldador e operador de máquinas”, comentou.

Em 2011, a Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social desenvolveu o Pacto pelo Emprego, que consistiu em avaliar os municípios a serem beneficiados e identificar quais cursos garantiriam, além da formação, a inserção dos participantes no mercado após a conclusão da capacitação. Em Candiota, as aulas serão ministradas por profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Criado no dia 26 de outubro de 2011, com a sanção da Lei nº 12.513/2011 pela Presidenta Dilma Rousseff, o Pronatec tem como objetivo principal expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) para a população brasileira. Para tanto, prevê uma série de subprogramas, projetos e ações de assistência técnica e financeira que juntos oferecerão, no total, cerca de oito milhões de vagas a brasileiros de diferentes perfis até 2014. Mais informações em www.pronatecportal.mec.gov.br.

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Candiota na contramão da história

Não raro, tenho postado aqui artigos sobre a inoperância do nosso município quanto à defesa do nosso patrimônio histórico e conseqüente desvalorização de suas potencialidades turísticas (Uma relíquia de Candiota - Prainha). 

Pois bem, acredite se quiser: Conforme dados e registros, uma ponte foi construída pelo Império Romano entre os anos 104 e 106, depois de Cristo, já tendo resistido a guerras, enchentes, terremotos e outras catástrofes, permanecendo até hoje sem nenhuma rachadura ou dano, por menor que seja, em sua estrutura. 

Localizada na Espanha, esta construção tem cerca de 75 metros de altura, interligando o rio Tejo de uma margem a outra, e por seu importante valor histórico e artístico, a Ponte de Alcântara como é conhecida, foi transformada em PATRIMÔNIO DA HUMANIDADE, sendo sua manutenção e conservação mantida pelo governo espanhol. 

Andando na contramão da história, nosso município, apenas para citar “an passant”, tem seus prédios históricos, como é o caso da antiga Estação Férrea Dario Lassance, embrião da nossa cidade, literalmente “entregue às baratas” (Um pouquinho da históia de Candiota -17/004/2011), sem falar é claro, na estação Seival que aos poucos esta sendo consumida pelo fogo da indiferença, provável destino, também, da figueira centenário do candiotão (Carta Aberta ao Presidente da CGTEE - Salve a Figueira)

Já imaginaram se a ponte acima citada fosse em Candiota ? Em que estado de conservação ela estaria? Provalmente, a exemplo da Estrada MAC, já teria sido tombada também, com PATRIMONIO, mas da INDIFERÊNÇA (com sendo de humor) ou da INCOMPETÊNCIA (com indignação).

Monumento de homenagem ao Mineiro

Um dos profissionais mais importantes na história de surgimento, construção e desenvolvimento de Candiota, o Mineiro será o tema de um monumento a ser erguido junto às margens da BR-293, no município.

O símbolo deste marco, que integrará um projeto turístico da Prefeitura Municipal, já está definido. Na tarde de quinta-feira, dia 19, a Companhia Riograndense de Mineração (CRM) efetivou a doação, ao Executivo, de uma escavadeira P&H 955 – uma das primeiras a serem utilizadas na Mina de Candiota, ainda na década de 60.

A efetivação da doação foi estabelecida pela assessora jurídica da CRM, Abigail Figueiredo, em encontro com o prefeito municipal, Luiz Carlos Folador. Também participaram do ato o superintendente administrativo, Oxcilei Duarte de Quadros, a oficial substituta do Serviço Notarial e Registral de Candiota, Renata Feijó Silveira, e o assessor jurídico da prefeitura, Adriano Castro dos Santos, e a vereadora Giselma Pereira – proponente do anteprojeto para utilização do maquinário como monumento de homenagem aos mineiros.  A iniciativa prevê a instalação do monumento em uma área localizada junto ao trevo de acesso da Vila Operária. “Estamos em processo de efetivação da transferência do terreno para o Executivo para, então, podermos utilizar o local”, informou. O espaço será cedido pelo proprietário Paulo Duarte.

Antes da concretização do projeto outras demandas deverão ser concluídas, além do repasse da área. Como explica Giselma, a P&H 955 deverá ser revitalizada. “É uma máquina com fabricação datada de 1960. Antes de a instalarmos, devemos recuperar a lataria que, com o passar de 52 anos, já está bastante deteriorada”, apontou. A vereadora acrescenta que isto está sendo avaliado junto à empresa responsável pela fabricação original. “A ideia é concluirmos este monumento de homenagem até 4 de dezembro, quando se comemora do Dia do Mineiro. Porém, como dependemos de outros fatores, não apontamos esta como a data oficial”, argumentou.

Por fim, assim que concluídos estes dois procedimentos, a Prefeitura Municipal também viabilizará a estruturação do espaço para a instalação do monumento.

domingo, 22 de abril de 2012

Frases da Semana

“O leilão regional precisa ser feito quando tem excesso de geração num determinado local e falta em outro. O custo global (de geração) fica maior, porque é preciso investir em transmissão. A energia para o consumidor também fica mais cara”
Hermes Chipp, diretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“Se fizermos um leilão para uma região especifica, estamos tirando provavelmente 95% da oferta. Aí o preço (da energia) será mais alto”
Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“O modelo do setor elétrico permite a realização de leilão regional somente em casos de necessidade. Isso serviria para casos específicos, não para ser adotados como regra. Até agora, não teve uma justificativa muito boa”.
Maurício Tolmasquim, presidente da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

“O leilão regional esteve associado apenas à reivindicação de parlamentares do Rio Grande do Sul e das termelétricas a carvão daquele Estado. Ficou uma conotação lamentável de uma questão regional e corporativa. Isso não é uma questão de lobby do Rio Grande do Sul (ressaltou)”.
Hermes Chipp, sdiretor geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

“O Brasil vai trabalhar, sim, pelo desenvolvimento sustentável, para tirar as pessoas da pobreza, para encontrar formas de conciliar o progresso com o respeito ao meio ambiente”.
Dilma Rousseff, Presidente, em reunião com integrantes do Fórum do Clima.

sábado, 21 de abril de 2012

Bom humor: afinal hoje é sábado

Contam as Sagradas Escrituras que o Senhor ordenou ao prefeito sacrificar o seu vice-prefeito e, no momento em que o obediente prefeito estava com a guilhotina preparada, prestes a decaptar o vice, foi chamado:

“pare, meu caro prefeito, você já provou que me é leal, é muito tarde pra mudar de idéia, não sacrifique o vice-prefeito”.

O prefeito deixou a guilhotina de lado, meio indignado, olhou para o vice-prefeito, que em disparada saiu do cadafalso e “zé fini”.

O prefeito chamou:
Volte, meu vice, O Senhor não quer que eu te sacrifique! Nos te adoramos!
Adora uma ova! – resposta do vice – Ainda bem que eu sou evangélico e ventríloquo!


Amanhã começa o Regional de Futebol de Campo

Neste domingo, dia 22, iniciam as disputas do Campeonato Regional de Futebol de Campo. A primeira rodada da competição, com três jogos previstos, será realizada em Candiota, no campo da Associação de Moradores da Vila Operária. Os confrontos acontecem pela manhã, a partir das 10h, e à tarde.

Nesta edição, o certame vai reunir equipes de quatro municípios da região. Estão confirmados os times E.F.C. e Manda Brasa, de Hulha Negra; AEJE, Grêmio e AMVO, de Candiota; Luz e Ordem e Cacimbinhas, de Pinheiro Machado; e a seleção de Pedras Altas.

O Campeonato conta com a organização das prefeituras municipais de Candiota, Hulha Negra, Pedras Altas e Pinheiro Machado, e do SESC/RS.

1ª RODADA
Dia 22/04/12
10h – AMVO x Manda Brasa
13h45 – AEJE x Cacimbinhas
15h45 – Candiota x Luz e Ordem

O Tempo e o Vento em Candiota

O município de Candiota é uma das cidades do Rio Grande do Sul escolhidas para receber gravações do filme O Tempo e o Vento, dirigido por Jayme Monjardim. As filmagens estavam previstas para iniciar no dia 13 de abril, mas alterações no plano de trabalho obrigaram a alteração da data. O co-produtor do longa, Beto Rodrigues, informou na sexta-feira, dia 20, que um novo prazo já foi estabelecido.

As filmagens, que iniciaram em março, na cidade de Pelotas, já passaram o Aceguá e, no momento, ocorrem em Bagé. Para Candiota, a nova data de gravações é o dia 21 de maio. 


No município, as filmagens utilizarão como locações o Cemitério Alto Santa Rosa, localizado em Seival, além de cenários externos próximos ao local. 

Suzana e Cleo Pires, com a preparadora de elenco Patrícia Carvalho-Oliveira, durante a preparação para Ana Terra - Foto: Joba Migliorin
Cerca de 130 atores participam do filme que depois, também, vai se adaptado como minissérie na TV Globo. Entre eles estão Fernanda Montenegro e Marjorie Estiano (que vão interpretar Bibiana), Cléo Pires e Suzana Pires (ambas como Ana Terra), Tiago Lacerda (Capitão Rodrigo), Leonardo Machado, Fernanda Carvalho Leite, Janaína Kremer e Mayana Moura.


Na semana passada a equipe de produção e feitos especiais efetuaram a gravação das cenas em que um bando de castelhanos atacam o rancho dos Terra.
O bando de castelhanos a cavalo, com o rancho pegando fogo, ao fundo. Foto: Marco Peres

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Montadora de ônibus do Uruguai anuncia fábrica em Bagé


Com sede em Montevidéu e com mais de 10 anos de experiência no ramo, a montadora de ônibus uruguaia Carrocerias Patriarca anunciou nesta sexta-feira (20) que irá instalar uma fábrica na cidade de Bagé, na Região da Campanha do Rio Grande do Sul. O empreendimento deve começar a funcionar em 2013 e promete gerar mais de 100 empregos diretos no município. O investimento inicial será de R$ 11 milhões.


Empresários da montadora uruguaia visitaram na tarde desta sexta-feira (20) o local das futuras instalações, uma área com 15 mil metros quadrados localizada na Vila Industrial de Bagé. A previsão é que 540 veículos sejam produzidos por ano para o mercado nacional e internacional. Cerca de 90% da mão de obra utilizada na indústria será local.


Foram seis meses de negociações para a instalação da primeira montadora do gênero na Metade Sul do estado. Seis modelos de ônibus e micro-ônibus serão construídos na planta da montadora em Bagé. A previsão é que o volume de vendas chegue a R$ 34 milhões por ano.


É o segundo grande empreendimento anunciado nesta semana para a Metade Sul. Na quarta-feira (18), a montadora chinesa de caminhões e de veículos comerciais leves Shiyan Yunlihong Industrial and Trade Company confirmou a construção de uma planta na cidade de Camaquã.


Fonte: G1/RS
Sugestão de pauta do leitor Paulo Cesar Schwanke

Concurso de Pedras Altas

Estão abertas até o dia 27 deste mês as inscrições para o concurso público da prefeitura de Pedras Altas sob regime estatutário e formação de cadastro de reserva. A taxa de inscrição varia de R$ 40,00 a R$ 80,00 e pode ser feita na Biblioteca Pública Municipal, rua Teodoro Afonso Peixoto, 85, centro, em Pedras Altas, nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 8h às 11h30min e das 13h às 15h; terças e quintas-feiras, das 8h às 14h. As provas serão executadas pela Objetiva Concursos.

As oportunidades são para os cargos de assistente social, atendente de consultório dentário, enfermeiro, fiscal ambiental, licenciador ambiental, odontólogo, operador de máquinas, operário, orientador educacional, pedreiro, professor Ensino Fundamental de 1ª a 4ª séries, professor Ensino Fundamental de 5ª a 8ª séries nas disciplinas de Ciências Físicas e Biológicas, Educação Artística, Educação Física, Espanhol, Geografia, História, Matemática, Português, supervisor escolar. Os vencimentos vão de R$ 625,01 a R$ 1.900,70. Mais informações podem ser obtidas no site da  Objetiva Concursos.

Candiota é assunto entre presidentes do Brasil e Uruguai

Dilma recebe o presidente do Uruguai, José Mujica, no Palácio da Alvorada. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR
O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse ontem, que Brasil e Uruguai articulam um novo modelo de integração. Segundo ele, a reunião entre a presidenta Dilma Rousseff e o presidente José Mujica, no Palácio da Alvorada, foi uma “oportunidade histórica” para avançar na integração energética e das cadeias produtivas.

Dilma disse que a ideia é concluir dois trechos da ferrovia que liga os dois países – entre as cidades gaúchas de Cacequi e Santana do Livramento, na fronteira uruguaia. O Brasil é o principal destino das exportações uruguaias e também o principal fornecedor do país vizinho. Na visita ao Uruguai, a presidente ressaltou a necessidade de ampliar as trocas comerciais para garantir um crescimento acima das taxas mundiais nos últimos anos. Em 2010, o intercâmbio bilateral ultrapassou US$ 3 bilhões.

Para a integração no setor de energia elétrica, Dilma defendeu a criação de um novo marco jurídico para reger a relação entre os dois países, assegurando o intercâmbio de energia elétrica em busca de solucionar as dificuldades do setor em curto prazo. Os dois países negociam a construção de uma linha de transmissão de 500 quilovolts (kV), que vai interligar o Brasil e o Uruguai.

Pelo planejamento em curso, a linha de transmissão deve ficar pronta neste ano. A ideia é interligar Candiota, no Rio Grande do Sul, a San Carlos, cidade próxima a Montevidéu. O projeto será desenvolvido pela Eletrobras em conjunto com a UTE, empresa uruguaia.

Nova Site da Câmara de Candiota

Ja esta disponível o novo site da Câmara de Vereadores de Candiota. Ninguém avisa, mas estamos ligados.

Conforme o diretor da geral da Câmara de Vereadores, Marcio Vieira, o site desenvolvido apresenta algumas novidades, dentre elas a disponibilização do áudio da sessão ordinária realizada na segunda-feira, que ficará disponível durante a semana, até a realização da próxima sessão, também estará disponível para acompanhamento as informações de tramitação dos projetos na casa, como em que comissão o projeto se encontra, qual o vereador é o responsável pela relatoria, entre outras novidades que a comunidade poderá encontrar acessando o site, que sendo dinâmico e transparente mantem o compromisso da atual mesa diretor que é de seriedade e ética na política, finaliza o diretor.



Acesse www.camaracandiota.rs.gov.br e confira. Uma boa novidade é a disponibilização do áudio da sessão. Ja até escutei a do último dia 16.

Festival de balões no céu de Aceguá


Até domingo, a paisagem verde do pampa será recortada pelo colorido de inúmeros balões participantes do 3º Festival Internacional de Balonismo do Pampa. O evento marca o 16º aniversário de emancipação do município de Aceguá. 

Uma das coordenadoras do evento, Tassiane Züge, informa que a estrutura para o evento já está sendo finalizada a fim de receber o público. Para este festival, estima-se que mais de 10 mil espectadores circulem pelo módulo esportivo durante os três dias de evento. O público vem crescendo anualmente, conforme avalia a coordenadora Tassiane. “O primeiro evento foi divulgado só através da internet e das redes sociais e registramos a presença de cerca de dois mil visitantes. No último ano, com maior número de apoiadores, a multidão somou mais de 10 mil. Em 2012, com muito mais divulgação, estamos esperando uma participação em massa” afirmou.

O balonista responsável pelos voos, Fernando Perini, também foi responsável pela criação do Festival de Balonismo de Torres. No total, são cinco balões inscritos, cada um tripulado por quatro pessoas. Outra novidade é que, pela primeira vez, o evento contará com a presença de estrangeiros, que irão reforçar a ideia de internacionalidade do festival. Três balonistas argentinos se inscreveram para desbravar o céu do pampa a bordo dos coloridos balões. 

Durante o evento, também acontece o encontro de motociclistas, Carreata do Fogo (que irá contornar a cidade, entrando pelo Uruguai) e Festa do Chopp. Um espetáculo à parte, o Night Glow acontece amanhã à noite, quando balões iluminados ficarão presos a mais de 40 metros de altura, embelezando o local.
O evento é uma realização da Apatur (Associação Pampa Gaúcho de Turismo), com investimentos da Secretaria Estadual do Esporte e Lazer no valor de R$ 20 mil. O objetivo é estimular a integração entre toda a região do Pampa, Brasil e Uruguai, visando ao desenvolvimento turístico e esportivo.

Fonte: Jornal Minuano

Integração do EPV

Com o objetivo de promover a prática esportiva e a integração entre seus participantes, o projeto Esportes para Vida (EPV) – desenvolvido pela Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Educação – realizou, na quinta-feira, dia 19, um encontro no Ginásio Dario Lassance, na sede do município. Na oportunidade, os jovens integrantes do projeto participaram, pela parte da manhã e da tarde, de jogos de futsal.

A iniciativa atende, atualmente, cerca de 160 alunos de 6 a 17 anos de idade, provenientes dos bairros Residencial, Operária e Centro (Dario Lassance). Segundo o professor de Educação Física que atua no EPV, Bruno Lopes, os encontros visam proporcionar uma atividade saudável aos jovens do município, desenvolvendo também o trabalho em equipe.

Como informa Lopes, nas terças e quintas-feiras as atividades do projeto são desenvolvidas em Dario Lassance (Ginásio Municipal) e na Residencial (Quadra do Grêmio Esportivo Candiota). Já na Vila Operária, os encontros ocorrem nas segundas e quartas-feiras, junto ao Ginásio Domingão. Em todas as localidades, o funcionamento acontece nos turnos da manhã e tarde.

Interessados em participar do projeto ou obter mais informações devem entrar em contato com a Secretaria de Educação – localizada na Vila Operária – ou pelo telefone (53) 32451232.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

O caminho é a corrida pelo carvão limpo

Por: Taylor Lima
No início do mês, a presidente Dilma Rousseff aproveitou uma reunião com os integrantes do Fórum do Clima, no Palácio do Planalto, para dizer que defende a energia de fontes hidráulicas. Entre outras coisas, desdenhou da energia eólica e solar, ambas defendidas pelos grupos mais radicais como alternativa às hidrelétricas. Disse que, como presidente, tem de explicar como as pessoas vão comer, ter acesso à água e energia. “Eu não posso falar: ”Olha, é possível só com eólica iluminar o planeta. Não é. Só com solar? De maneira nenhuma”.

Dilma disse ainda que o Brasil vai trabalhar, sim, pelo desenvolvimento sustentável, para tirar as pessoas da pobreza, para encontrar formas de conciliar o progresso com o respeito ao meio ambiente.

Nessa linha, conforme matéria do estadão.com.br, um relatório divulgado no último dia 11, pelo instituto americano Pew indica que o Brasil é o décimo país que mais investe em energia limpa, tendo direcionado US$ 8 bilhões para o desenvolvimento da produção alternativa – um aumento de 15% em relação a 2010.

No Brasil, o carvão é de longe a fonte de energia que mais emite dióxido de carbono (CO2) por kWh gerado, em função da pouco eficiente das centrais térmicas, que não utilizam a captura de CO2 ou a gaseificação, tecnologias ainda com barreiras técnicas e econômicas para a aplicação em larga escala, essências para conter o crescimento das emissões de gases do efeito estufa, em especial o CO2.

Segundo estudos, até 2050, será preciso reduzir pesadamente as emissões mundiais de gases estufa. Caso contrário, a temperatura terrestre subiria em média 2 graus Celsius, com dramáticas conseqüências climáticas.

Logo, dominar a emissão do dióxido de carbono (CO2) resultante do uso do carvão é urgente e necessária para garantir o futuro de Candiota e região.

Com informação do site Instituto Carbono Brasil vem a pergunta:
Como transformar uma tecnologia essencialmente poluidora em sustentável?
Em busca dessa resposta, o governo escocês, a exemplo de outros países, anunciou a implantação de tecnologias para captura e armazenamento de carbono (CCS, em inglês), em todas as usinas de energia movidas a carvão no país até 2025. De acordo com a medida, as unidades têm o prazo de 10 anos para se equiparem. Antes da decisão, o país já exigia que o uso da tecnologia de CCS em novas usinas.

Resultado: De acordo com o relatório do governo escocês “Electricity Generation Policy Statement”, a expectativa é que, nos próximo dez anos, o sucesso na demonstração do CCS no país crie 5 mil empregos e valha US$ 5,6 bilhões.

A luz no fim do túnel existe, basta buscar o caminho certo.
Com carvão sujo, bloquear a ponte do guaíba ou fazer greve de fome não vai resolver

Fonte: Editorial do jornal Folha do Sul (18-04-2012)

Atualização de Cadastro do Bolsa Familia

Foto: Felipe Valduga
A Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Ação Social, Trabalho e Renda, convoca os beneficiados pelo programa federal Bolsa Família, no âmbito municipal, para efetuarem a atualização do cadastro.

Como explica a coordenadora do Bolsa Família no município, Jaqueline Silveira, o recadastramento, neste ano, é destinado para as pessoas que não atualizaram sua situação em 2011. “Este serviço deve ocorrer a cada dois anos. Portanto, estamos convocando a comunidade que não regularizou sua situação no ano passado para que regularize agora”, apontou.

O atendimento acontece junto à Secretaria de Ação Social, na rua Ernesto Dornelles, nº 430, das 8h30 às 14h.

R$ 200 mil para o Turismo em Candiota

No último sábado, dia 14, o prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, esteve reunido com o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, em Porto Alegre. Na ocasião, o parlamentar confirmou a destinação de emenda no valor de R$ 200 mil para o município.

Segundo Folador, a verba é destinada para ações de estruturação turística do município. “Esta foi uma iniciativa na qual, junto com o assessor jurídico do município, Adriano dos Santos, buscamos estimular o turismo em Candiota. Creio que nossa cidade possui um vasto campo neste setor, tanto na questão histórica como nas belezas naturais. Estamos trabalhando para viabilizar os meios para estruturar e fortalecer esta promissora possibilidade”, comentou o prefeito.

Unipampa apresenta estudo sobre gaseificação de carvão

O professor e Ph.D em Engenharia Química da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Sérgio Meth esteve na sede da Companhia Riograndense de Mineração (CRM), nesta terça-feira, 17, para uma reunião com a diretoria da empresa. Acompanhado pelo prefeito de Candiota, Luiz Carlos Folador, o professor apresentou um estudo desenvolvido pela UNIPAMPA sobre o potencial de gaseificação do carvão mineral disponível na Região da Campanha.

Segundo o presidente da CRM, Elifas Simas, o assunto é de total interesse da Companhia será encaminhada para a Secretaria de Infraestrutura e Logística do Rio Grande do Sul (SEINFRA – RS), que no ultimo dia 10 de abril, havia anunciado a criação de um grupo de estudos para pesquisar justamente sobre a gaseificação do carvão extraído no Estado.

A pesquisa, que conta com o apoio da prefeitura de Candiota, tem como objetivo incitar o interesse de possíveis investidores para o setor de mineração, trazendo desenvolvimento e renda para o Estado. A reunião contou ainda com a participação do diretor administrativo, Marcio Cairuga, do diretor técnico, Eduardo Martins Medeiros e do assessor financeiro da CRM, Bayard Schreiner.

Bingo de Doces e Salgados

Acontece hoje, apartir das 19h, no Clube Social e Recreativo Candiota o Bingo de Doces e Salgados da Escolinha do Grêmio Esportivo Candiota.


A iniciativa tem por objetivo angariar fundos para compra de materiais esportivos.


As cartelas antecipadas podem ser adquiridas com os alunos da escolinha ao preço de 2 reais.


Mais informações pelo fone 99438118.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

EPV promove torneio de futsal

O projeto Esportes para a Vida (EPV) realiza, nesta quinta-feira, dia 19, uma competição de futsal no Ginásio Dario Lassance. O certame acontece das 9h às 11h e das 13h30 às 16h30.

Conforme o professor de Educação Física que atua no EPV, Bruno Lopes, a atividade vai reunir alunos de seis a 17 anos de idade, provenientes dos bairros Residencial, Operária e centro (Dario Lassance).

A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Candiota, através da Secretaria de Educação.

Secretaria de Educação reforça qualificação do corpo docente

A Prefeitura de Candiota, por meio da Secretaria de Educação, realizou no último sábado, dia 14, mais uma etapa no processo de qualificação dos docentes da rede municipal de ensino. Com o tema “Troca de Experiências”, foi promovida uma apresentação das práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores de Educação Infantil, dos anos iniciais e finais, e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 


Segundo a nova secretária Nazionélia Ferreira, que na oportunidade apresentou-se ao grupo como nova titular na pasta, a capacitação foi positiva. “Foi possível ter um momento de reflexão sobre a prática e dinâmica da aprendizagem. Além do fortalecimento dos laços de companheirismo entre colegas e professores”, comentou.

Além de estimular o debate entre o grupo presente, o evento teve a apresentação de práticas realizadas em sala de aula. A formação pedagógica desenvolvida estava inserida no planejamento da Secretaria de Educação dentro das atividades a serem efetuadas em 2012. A atividade ocorreu na escola Neli Betemps, no bairro João Emílio.

terça-feira, 17 de abril de 2012

CRM prepara evento pelo Dia do Trabalhador

A Companhia Riograndense de Mineração (CRM) em parceria com o ‘Projeto Verde! Sinal de Vida Iluminada’ vai realizar, nos próximos dias 25, 26 e 27 de abril uma gincana com seus colaboradores. A atividade faz parte da programação que a empresa está preparando em homenagem ao Dia do Trabalhador.

Funcionários, estagiários e terceirizados da CRM Candiota podem se inscrever para a atividade, até o dia 20 de abril no Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT). Serão formadas equipes com no mínimo seis e no máximo oito pessoas para participar da gincana que será organizada pelo grupo de lazer do SESI.

O evento ocorre das 8h ás 9h no prédio administrativo e das 15h ás 16h na balança. Já no dia 27 de abril, ás 12h, será servido um almoço de encerramento para todos os funcionários da Companhia, no Centro de Eventos (haverá transporte até o local), onde também será realizado sorteio de brindes.

Prefeitura de Candiota repassa recursos do Fundo Rotativo para a Cooperal

A Prefeitura de Candiota oficializou, na segunda-feira, dia 16, o repasse de R$ 60 mil, referente ao Fundo Rotativo de 2012, para a Cooperativa Regional dos Agricultores Assentados (Cooperal).

Como explica o secretário de Agropecuária e Agricultura Familiar, Fabiano Oswald, a ação busca fortalecer a bacia leiteira do município. “Os valores são utilizados para proporcionar microcréditos – de até R$ 800,00 por família – aos produtores de leite, que devolvem o recurso através de sua produção”, explica. Com a verba, os beneficiados podem investir na preparação do solo, na compra de insumos, de sementes para o cultivo de pastagem e de equipamentos modernos para a melhoria da produtividade.

Em 2011, cerca 200 famílias do município foram beneficiadas com a iniciativa.

Defesa Civil vistoria áreas afetadas pela estiagem em Candiota

Representantes da Defesa Civil do Estado estiveram, na última sexta-feira, dia 13, em Candiota. A visita ocorreu em resposta à prorrogação do decreto de situação de emergência estabelecido pelo Executivo Municipal no dia 9 de abril.

O grupo visitante esteve composto pelo coordenador regional do órgão, capitão Max Meinke, e pelo sargento Joel Xavier Brasil. Eles foram recepcionados pelo vice-prefeito, Paulo Brum, e por integrantes do Conselho Municipal de Defesa Civil (COMDEC). Brum é o atual presidente da entidade.

Conforme Meinke, o objetivo da visita foi colher a documentação com dados referentes aos efeitos causados pela falta de chuvas no âmbito municipal, bem como analisar in loco as áreas mais afetadas. “Com este material, faremos um parecer e encaminharemos ao Governo do Estado para homologação”, relatou.

Se houver parecer favorável, o decreto será homologado e o município estará apto a continuar recebendo subsídios do Estado para o enfrentamento da estiagem.

Manutenção deve comprometer abastecimento de água amanhã

O Departamento de Saneamento da Prefeitura de Candiota informa que, na próxima quarta-feira, dia 18, vai executar limpeza no sistema de decantação da Estação de Tratamento de Água (ETA) da Vila Residencial. Em função disto, o abastecimento deve ser interrompido durante a realização dos trabalhos.

Como informa o coordenador do setor, Márcio Lopes, as atividades iniciarão às 6h. “O trabalho de limpeza deve durar até o início da tarde. O restabelecimento completo do abastecimento, por sua vez, tem previsão de ocorrer até às 22h”, alerta.

A sede do município (Dario Lassance) e a Vila Residencial serão as localidades que terão o fornecimento de água comprometido. Lopes ressalta, porém, que “o serviço é fundamental para garantir a qualidade da água distribuída junto à comunidade. Pedimos a compreensão da população”.

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Riqueza de imagens nas gravações de O Tempo e o Vento em Bagé e Aceguá

Tenho acompanhado diariamente através das redes sociais a movimentação das gravações do longa de Jayme Monjardim em Bagé e Aceguá, O Tempo e o Vento. São belas imagens que divido com vocês leitores e também os contato das redes sociais onde o longa esta presente para acompanhamento.


A Zero Hora de domingo(15) também trouxe uma entrevista com a atriz Cléo Píres que vive o papel de Ana Terra onde mostra-se o grande envolvimento de toda a equipe com nossa região e nossos costumes.
Por-do-sol em Aceguá. Foto: Fernando Nipper
 Imagem feita por Marco Peres no making of (rancho dos Terra, Bagé). 
Bagé
Foto: Marco Peres


Cleo Pires conta como é suceder a mãe na pele de Ana Terra em O Tempo e o Vento. Clique Aqui

Nas redes sociais

Mais fotos na página do Facebook de O tempo e o Vento
No Twitter do filme e do diretor longa, Jayme Monjarim também há diversas informações.
Acesse ainda o Blog da Produção e o site do longa.

Genoma Colorado em Candiota

Wilson com os diretores do Projeto Genoma
 em Porto Alegre e Senhores Marcos e Elpidio

E o projeto Genoma Colorado esta a todo vapor em Candiota. No início do mês o diretor geral do projeto em Candiota, Wilson Chaves, esteve em Porto Alegre para tratar os detalhes da implantação Genoma em Candiota que tem como um dos objetivos participar do Estadual de Genomas, que contará com a participação das cidades mais próximas para a chave da região que seriam  Rio Grande , Pelotas e Livramento. Também foi apresentada Diretoria do Projeto em Candiota que ficou assim formada pelos sócios colorados de Candiota:


Diretor Geral – Wilson Chaves
Vice Diretor Geral – Anderson Teixeira de Moraes
Secretário – Anderson da Silveira Teixeira
Diretor de Finanças – Ibanez Vedotto
Diretor Social – Jaime Guimarães Sobrinho Fernandes
Proponente a Consul – Franklin Guimarães Fernandes


As inscrições para o Projeto ainda continuam abertas e os treinos acontecem nas Terças e Quintas (09 e 15:30h) no campo do Vila Airton em Dario Lassance. Periodicamente aos sábados acontece o encontro de todos os alunos. No próximo dia 21 sábado, está agendado um amistoso em Bagé com o Guarany no estádio Estrela Dalva.

domingo, 15 de abril de 2012

Frases da Semana

“Não é possível que continuemos tolerando que os cérebros sejam queimados por falta de escola, porque o pai não tem dinheiro, ou porque a cidade em que nasceu e vive não tem escolas boas”.
Cristovam Buarque, senador (PDT/DF) em defesa de políticas capazes de igualar o acesso de cada cidadão a educação, saúde e justiça.

“Alunos de escolas privadas alcançam nota média semelhante à dos estudantes dos Estados Unidos. Os alunos da rede pública tiveram índices semelhante ao da Albânia”.
Severino Ninho, deputado estadual (PSB-PE) cobrando avanço na educação do Brasil.

“O próprio nome do Cachoeira já diz tudo: muitas águas vão rolar nesse caso e, junto com elas, muitas reputações ilibadas”,
Miro Teixeira, deputado federal (PDT/RJ), sobre as denúncias contra o senador Demóstenes Torres.

“Vai ser a CPI do fim do mundo dois”
Virgílio Guimarães, deputado federall (PT/MG), a parte 1 foi a CPI dos correios, que acabou no mensalão.

sábado, 14 de abril de 2012

Bom humor: afinal hoje é sábado

Joãozinho, qual é o seu problema?

- Sou muito inteligente para estar no primeiro ano.
Minha irmã está no terceiro ano e eu sou mais inteligente do que ela.
Eu quero ir para o terceiro ano também.

A Diretora, vendo que não vai conseguir resolver este problema, o
manda para o Secretário de Educação.

Enquanto o Joãozinho espera na ante-sala, a Diretora explica a
situação ao Secretário.

O Secretário diz para a Diretora que vai fazer um teste com o garoto.
Como é certo que ele não vai conseguir responder a todas as perguntas, vai mesmo ficar no primeiro ano. A Diretora concorda.
Chama o Joãozinho e explica-lhe que ele vai ter que passar por um
teste. O menino aceita.

O Secretário pergunta para o Joãozinho:

- Joãozinho, quanto é 3 vezes 3?
- 9.

- E quanto é 6 vezes 6?
- 36.

O Secretário continua com a bateria de perguntas que um aluno do terceiro ano deve saber responder. Joãozinho não comete erro algum.

O Secretário então diz à Diretora:

- Acho que temos mesmo que colocar o Joãozinho no terceiro ano.

A Diretora diz:

- Posso fazer algumas perguntas também?

O Secretário e o Joãozinho concordam. A Diretora pergunta:

- O que é que a vaca tem quatro e eu só tenho duas?
Joãozinho pensa um instante e responde:
- Pernas.

Ela faz outra pergunta:
- O que é que há nas suas calças que não há nas minhas?
O Secretário arregala os olhos, mas não tem tempo de interromper...
- Bolsos. (Responde o Joãozinho).

Mais uma:
- O que é que entra na frente na mulher e que só pode entrar atrás
no homem?
Estupefato com os questionamentos, o Secretário prende a respiração...
- A letra "M". (Responde o garoto.)

A Diretora continua a argüição:
- Onde é que a mulher tem o cabelo mais enroladinho?
- Na África. (Responde Joãozinho de primeira.)

E continua:
- O que entra duro e sai mole pingando?
O Secretário apavorado!.... E o Joãozinho responde:
- O macarrão na panela.

E a Diretora não pára:
- O que é que começa com "b", tem "c" no meio, termina com "a" e para ser usada é preciso abrir as pernas? O Diretor fica paralisado!
E o Joãozinho responde:
- A bicicleta.

E a Diretora continua:
- Qual o monossílabo tônico que começa com a letra "C" termina com a letra "U" e ora está sujo ora está limpo?
O Secretário começa a suar frio.....
- O céu, professora!

- O que é que começa com "C" tem duas letras, um buraco no meio e
eu já dei para várias pessoas?
- CD !

Não mais se contendo, o Secretário interrompe, respira aliviado e diz
para a Diretora:

- Putz. Para tudo!!!! Põe esse moleque como Secretário, que vou fazer
minha matrícula no terceiro ano. Errei todas!

Começa o calçamento do Bairro São Simão

Foto: Raíssa Vargas
Desde o início do mês, a Prefeitura de Candiota, por meio da empresa TBS Sul, já executa os primeiros trabalhos da obra que vai beneficiar a totalidade do bairro São Simão com a pavimentação das vias existentes. Ao todo, no local, serão investidos R$ 860 mil, oriundos do caixa municipal.

Como informa o engenheiro da prefeitura, Marcelo Leal, o projeto prevê a pavimentação com blocos de concreto intertravado de uma área total de 14.726,33 metros quadrados. "Com isto, serão atendidas as ruas Padre Emílio, Norival Brum, Álvaro Farias da Silveira, Carlos Santaiana, Elói Azambuja Oliveira, Rua Seis e Clementino Madeira Gonçalves", relata. A previsão para a conclusão dos serviços é agosto deste ano.

Antes de receber o pavimento, o bairro foi beneficiado, ainda em 2011, com obras de esgotamento pluvial. Na ação, foram instalados 27 bocas de lobo e cerca de 450 metros de tubulação (400 milímetros). Estes serviços, orçados em mais de R$ 70 mil, garantiram a drenagem total da localidade
.

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Enquete

Participe da nossa enquete!
De sua opnião. Interaja com a gente.

Buscando mais interação entre os leitores, o Blog TC7 realiza mais uma enquete. Agora queremos saber a sua opinião sobre o aumento dos subsídios dos vereadores de Candiota, aprovado por unanimidade, em reunião extraordinária do dia 19 de março de 2012, para vigorar a partir de janeiro/2013 através do projeto de lei número 053/2012.

O aumento, não divulgado no site oficial da Câmara de Vereadores, eleva os subsídios de R$ 2.312,05 para R$ 4.008,00 (+70%) e do presidente de R$3.496,43 para 6 mil reais.

Participe, aqui de forma facultativa, até às 18h00 do dia 30-04-2012, registrando seu voto na margem direita desta página e também expresse sua opnião através de comentários.


O programa não aceita mais de um registro de voto da mesma origem.

Palavra do Internauta

Por: Ketleen Grala - Bióloga Presidente OSCIP Vigilantes Ambientais
Fones: (53) 3311.2364 / 9126.1622

Ano passado divulgamos, na imprensa candiotense, nota na qual manifestamos à comunidade o posicionamento da OSCIP Vigilantes Ambientais a respeito de diversos tópicos. A nota foi divulgada num momento em que havia grande mobilização pela instalação de mais usinas termelétricas em Candiota, e a esse respeito manifestamos o seguinte:

“Com relação à instalação de usinas termelétricas no município, entendemos que a geração de energia representa grande potencial econômico para a região, e que feita rigorosamente dentro de padrões de controle pode ter os impactos ambientais reduzidos a níveis aceitáveis. Por isso não nos manifestamos contra a instalação da Fase C, nem contra a possível instalação da MPX. No entanto, a instalação de termelétricas tem um limite de sustentabilidade ambiental, e nesse sentido muito nos preocupa a atuação dos agentes políticos e econômicos da região voltada para a multiplicação desses empreendimentos, que constituem a forma mais rudimentar de exploração do carvão. Mais que isso, nos preocupa a falta de visão no sentido de buscar formas mais nobres e sustentáveis de exploração do carvão e de seus subprodutos, bem como de complementar a produção de energia termelétrica com produção de energias renováveis que constituem outro grande potencial da região”.

Por isso, ao tomarmos conhecimento através da imprensa, de que neste momento as atenções começam a voltar-se para formas mais nobres de exploração do carvão, esperamos que essa mudança de enfoque culmine não apenas em desenvolvimento sócio-econômico, mas também numa visão de desenvolvimento na qual a proteção ambiental seja realmente prioritária.

Na condição de OSCIP (Organização Social Civil de Interesse Publico) voltada para educação e proteção do meio ambiente, portadora do “Selo de Responsabilidade Ambiental” concedido pela Assembleia Legislativa em 2010, nos sentimos no dever de estar sempre atentos em relação às questões de relevância ambiental e contribuir para a promoção do desenvolvimento sustentável na comunidade.

Unidade Móvel do Sebrae em Candiota

A Unidade Móvel do Sebrae/RS – um veículo totalmente adaptado para realizar atendimentos ao público – estará no município de Candiota dia 19. Das 9h às 18h, na Praça Dario Lassance, empreendedores com o desejo de abrir um negócio próprio, encontrarão, no espaço, as orientações necessárias para desenvolver seu projeto com segurança e inovação. A atividade conta com a parceria da Prefeitura Municipal.

Na Unidade Móvel haverá um técnico disponível para orientação das micro e pequenas empresas, assessorias gratuitas, esclarecimentos sobre a formalização e suas vantagens, Declaração Anual do Empreendedor Individual (EI), encaminhamento para cursos, entre outras soluções que a instituição oferece.

Pimenta anuncia recursos para aquisição de ônibus escolar para Candiota

O deputado federal Paulo Pimenta anunciou, por meio de sua assessoria de imprensa, que o município de Candiota vai receber recursos para aquisição de um ônibus para transporte escolar. A confirmação veio após uma reunião entre o parlamentar e técnicos do Ministério da Educação, nessa semana.

Segundo as informações divulgadas, o ônibus tem custo de R$ 132 mil e 64 municípios gaúchos serão contemplados com o veículo entre 2012 e 2014. Conforme Pimenta, a ação beneficia as cidades que possuem pessoas com deficiência, em idade escolar, fora da escola.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Concurso do PIM de Candiota será homologado nesta sexta-feira

A Prefeitura de Candiota publica, nesta sexta-feira, dia 13, o edital de homologação final do processo seletivo para provimento das vagas de Agente Comunitário de Saúde (ACS), e de Visitadores Domiciliares e Monitores do programa Primeira Infância Melhor (PIM).

O concurso disponibiliza duas vagas para o cargo de agente de saúde, para atendimento junto ao Estratégia da Saúde de Família (ESF), além de duas vagas para monitor e 14 para visitador do PIM de Candiota.

A homologação final estará disponível no site da Prefeitura (www.candiota.rs.gov.br) e no saguão da Secretaria Municipal de Administração e Finanças, na rua Ulysses Guimarães, nº 250, Centro.

Tabuleiro político de Candiota II

Opiniões surgiram, em algumas fontes de diferente vertentes, sobre a possível coligação PT-PMDB.

Se levarmos em conta o estilo individual dos competidores e a imprevisibilidade do desempenho e perspectivas de cada um, neste jogo inédito, evidente que nessa fumaça o fogo esquentou o mate que ocupou as bocas e liberou os ouvidos.

Pois bem, de acordo com o patriarca do xadrez soviético Mikhail Botvinnik, os quatro princípios básicos que formam a força de um jogador de xadrez são: o talento, um caráter forte, a saúde e a preparação especial.

Na política não é muito diferente. Com talento, caráter, boa saúde e uma preparação especial de campanha raramente não se chega a vitória.

A etapa inicial que no xadrez chamamos 'linha base', na política seria “início da campanha”.

Nesta fase um jogador de xadrez deve ter um repertório de abertura, na política além do repertório é fundamental o momento oportuno. Aqui PT, com candidatura posta desde o ano passado, e PMDB estudando o tabuleiro, usam táticas totalmente opostas.

Certo ou errado, o PT já caminha para o meio do jogo e o PMDB ainda elabora seu repertório de abertura.

No xadrez, sabemos que um verdadeiro mestre conhece muito bem as fases da disputa. Este rasgo não possui um aficionado e, portanto não domina completamente as técnicas de uma boa disputa, é muito propenso a cometer erros.

De início defender um peão aliado, na maior parte das vezes, é ruim porque bloqueia o desenvolvimento de suas próprias peças.

Uma jogada que ameace uma peça inimiga e obrigue ao contrário a defender-se é mais enérgica que aquela que simplesmente nos permite capturar um peão.

A propósito, não se deve capturar alegremente as peças oferecidas para serem sacrificadas, seja qual for a posição ou a oportunidade que nos dá o adversário.

Procure se fechar, porque o que normalmente vem é inevitável. Um xeque a descoberto. Para muitos um XEQUE COM FOGO AMIGO.

Outros ensinamentos do xadrez: não se deve dar “gosto ao adversário”. Muitas vezes ao propor trocar as damas, se perde a essência do seu ataque.

E o abandono. Há que abandonar. No xadrez, quando se está nesta situação, é preferível abandonar a gastar pólvora em “chimango”.