terça-feira, 26 de abril de 2011

Aterro sanitário... Risco zero?

Na manhã de ontem na cidade de Itaquaquecetuba, na grande São Paulo, o problema em um aterro sanitário da cidade, que também recebe lixo de toda a região, após uma explosão, culminou com o vazamento de chorume e mais de 450 mil toneladas de lixo espalhada. O evento é notícia nacional. Leia abaixo:


Chorume das 450 mil toneladas de lixo espalhadas na Estrada do Ribeira pode escorrer para córrego.


O desmoronamento de um aterro sanitário, nesta manhã de segunda-feira, 25, em Itaquaquecetuba, na Grande São Paulo, pode trazer graves danos ambientais. Existe a hipótese de quantidades de chorume, das 450 mil toneladas de lixo espalhadas na Estrada do Ribeira, escorrerem para o córrego Taboãozinho. Suas águas desembocam no Rio Paraíba, responsável pelo abastecimento da região do Vale do Paraíba. 

Local é de propriedade da empreiteira Pajoan, licenciada pela Cetesb




Técnicos da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) recolheram amostras d'água para avaliar se foram ou não contaminadas. O chorume é um líquido originado da decomposição de resíduos orgânicos e possui potencial de poluir volumes em larga escala. 


De acordo com a companhia, ligada à Secretaria do Meio Ambiente do governo paulista, equipes planejam neste momento a remoção de um montante de terra e lixo de cerca de 12 metros de extensão. Uma parte do material já está sendo retirada com tratores, na tentativa de apressar a limpeza das margens do córrego. 

Não houve explosão, como suspeitou-se ao longo do dia. Aconteceu, sim, segundo a Cetesb, um deslocamento da área, de causa ainda investigada. 

O local é de propriedade da empreiteira Pajoan, licenciada pelo órgão. Além de Itaquaquecetuba, recebia resíduos urbanos de Mogi das Cruzes, Poá, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, Arujá, Salesópolis e Biritiba Mirim. Seu encerramento definitivo, previsto para quando atingisse a cota de 755 metros de lixo, deve ser adiantado. Após o desastre, a Prefeitura de Itaquaquecetuba provavelmente embargará o empreendimento.

Lembro que na primeira visita que fiz no Aterro Sanitário de Candiota, com a comitiva do PDT, o Sr. Paulo Carpes, responsável pelo Aterro, disse que o empreendimento que hora instala-se em Candiota, é de risco zero. 


Ressalvado as "profecias divinas" de Pedros, Paulos, Joãos e Josés, ainda assim, apartir de agora, temos que estar vigilantes, pois nosso "Aterro Presente" trata-se de um empreendimento que vai funcionar por muitos anos, ou seja: É uma bomba relógio diária!


Leia mais nos principais portais do pais.




Diário do Comércio
Terra
JusBrasil

19 comentários:

  1. Mau muito mau isso, agora como diria os mais pessimistas,que se exploda candiota, fica uma pergunta ao senhor prefeito que depois do mandato vai embora e outros que moram em Bagé e fazem a defesa do LIXÃO, como fica a situação das pessoas que moram e vão continuar morando em candiota city?

    ResponderExcluir
  2. Amigo blogueiro, mesmo você postando várias notícias com os problemas de Aterros Sanitários que acontecem por ai, a quem diga, inclusive pessoas formadoras de opinião na comunidade (ainda bem que fala só para dois ou tres) que o funcionamento do Aterro Sanitário em Candiota é "ospicioso". Outra coisa, amigo blogueiro, parece que a triagem dos resíduos (lixo, como define o amigo Luiz Artur) esta sendo feita em Bagé, pra Candiota vem apenas o que não presta mesmo. Isso é verdade? Mais uma vez, viva os Resíduos Sólidos (Lixo - Definição do Luiz Artur)

    ResponderExcluir
  3. Os que defendem esta idéia que me desculpem, mas como muito bem disse o amigo Luis Arthur, Lixo é Lixo. E o cheiro e isto que aconteceu em SP pode não acontecer agora em Candiota, mas o risco será para sempre. Esse lixão pode funcionar 20 anos sem dar problema, mas um belo dia pode acontecer o mesmo que ocorreu em SP. E daí? o que faremos? Daqui a 20 anos os que defenderam esta porcaria nem em Candiota vão estar mais.

    ResponderExcluir
  4. Estou plagiando um comentario feito no blog, quem sera que apoia essa ideia, lembrei o prefeito folador apoia e bem apoiado,Fico pensando, se não estou sendo injusto com o LIXÃO, porque um dia o carvão vai acabar aqui em candiota, e vejam só nós vamos poder produzir energia do gas do LIXÃO, então que venham os urubus, moscas, fedor, ratos, e doenças e ai que se exploda candiota é o que pensam quem apoia essa idéia.Exploda,Exploda,Exploda,Exploda,Exploda,Exploda.............

    ResponderExcluir
  5. Lixo, ou resíduo é qualquer material, que é considerado inútil, supérfluo, repugnante ou sem valor, gerado pela atividade humana, e a qual precisa ser eliminada. O conceito de lixo é uma concepção humana, porque em processos naturais não há lixo, apenas produtos inertes. ja i em candiota vamos ter o lixo do lixo, parabens ao povo de candiota por receber o nosso lixo e cuidar dele porque aqui nos nossos municipios vamos estar bem longe, desse lixo, fica o nosso agradescimento e boa sorte, nos amamos o prefeito de vocês.

    ResponderExcluir
  6. Essa conversinha de aproveitamento do gás para geração de energia é utopia. Sabem quanto custa para implantar um sistema desses? 1 milhão de dólares por Mw

    ResponderExcluir
  7. sujiro a ti Pablo que faças uma pesquisa para ver quem é a favor e quem é contra o lixão, não precisa publicar essa pergunta.

    ResponderExcluir
  8. Olha aí Paixão, Quinta, vereador do lixo, a pseudoambientalista e prefeito, a batata tá assando.
    Pelo bem de Candiota até torço por vocês.

    ResponderExcluir
  9. Porque será que ninguém publica nenhuma foto do nosso lixão de Candiota e seus volumes de churume escorrendo para às águaas subterrâneas? Gostaria muito de conhecer como é tratado a questão do lixo em minha cidade hoje!
    Espero que esse Blog tão preocupado com a situação possa me esclarecer a situação atual do lixo em Candiota e me ajudar a entender porque a existência de depósitos de lixos pelas beiras de estradas que cercam nossa cidade.
    Aguado algo que me convença que é melhor ficar como está a questão do lixo em Candiota.
    Um abraço desta cidadã preocupada com o meio ambiente que mora no meio de moscas pertubadoras em Dario Lassance!

    ResponderExcluir
  10. Em janeiro o blog fez uma pesquisa, onde 77% dos leitores foram contra. Confira em

    http://teclando7.blogspot.com/2011/01/enquete-blog-teclando-o-7_17.html

    ResponderExcluir
  11. Ninguém disse que o lixo de CANDIOTA tem que ficar como esta, o que se questiona se com a arrecadação do municipio hoje mais de trinta milhões por ano, não teria condições de tratar seu próprio LIXO sem precisar trazer essa montoeira de imundices, doenças e todas as outras pragas que geram em torno desse lixãoooooo vindo de mais de trinta cidades... qual a necessidade de ter que conviver com isso??? olha prefeito o senhor talves não tenha noção do mal que o senhor irá causar a nossa cidade com esta sua atitude de apoiar esse projeto. certamente ficara par sempre conhecido como o PREFEITO DO LIXOOOOOOOOO

    ResponderExcluir
  12. Enquete BLog Teclando o 7
    O blog Teclando o 7 encerrou ontem mais uma enquete, onde a pergunta foi o assunto da semana e Candiota e ainda promete muitas discussões.

    Perguntamos ao leitor se era a favor ou contra a instalação do Aterro da Metade Sul em Candiota?


    Foram 35 votos, onde o resultado foi o seguinte:

    Contra 77%
    A Favor 23%
    Fica esperto falador.

    ResponderExcluir
  13. Link do G1 sobre o assidente com Lixão la em São Paulo,http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/04/cheiro-forte-alertou-vizinhos-sobre-problema-em-lixao-em-sp.html

    ResponderExcluir
  14. Pô 35 votos na enquete , esse é o numero de desocupados que ficam acessando o Teclando 7 , é muuita gente,com certeza esse numero de pessoas vão fazer a diferença nas eleições do ano que vem.

    ResponderExcluir
  15. Neste momento tão propício para falar em aterro sanitário... gostaria de saber se o pessoal da secretaria de meio ambiente, ja esta fiscalizando,, pois lixo ja esta vindo e parece que ja existem problemas por lá.. mas não é com as indicações que este pessoal fez,,, mas com a operação.. talves por isso que ainda não foram lá né?.. Fica esperto Folador estes incompetentes ainda vão te fazer perder uam eleição ganha.. e, 2012..

    ResponderExcluir
  16. Ao anônimo das 11:07 quero dizer o seguinte:

    Em uma pesquisa a nível nacional são ouvidos duas mil pessoas que representam mais de 100 milhões.

    Na pesquisa do lixo, claro que não tem cunho ciêntifico, os 35 devem representar centanas em Candiota. Não te ilude, este aterro vai soterrar o favoritismo do Folador. Porque os vereadores Valmir, Giselma, Marcos Dal Molin, Victor, Juliano e a vereadora do Seival não falam no aterro. Espertinhos, para não contrariar o Prefeito ou a população, ficam na moita. Bobinho do Falodor que entrou nesta dividida.

    ResponderExcluir
  17. Uma certeza eu tenho, não sou desocupado e estou ligado nas coisas do nosso municipio, por isso acesso diariamente o Blog teclando7, parabenizo o Pablo por esse portal, que é a nossa voz verdadeira em Candiota,e discordo que as pessoas que passam aqui pelo bog são vagabundos,são pessoas que como eu querem se atualizarem das noticias de candiota e região, ja que é gratuito e de otima qualidade parabéns mais uma vez a ti pablo e ao tailor.

    ResponderExcluir
  18. Fazendo um apanhado do que já foi discutido neste blog sobre o LIXÃO DE CANDIOTA, podemos deduzir que:

    1 - quem pensa que entende de aterro sanitário, não sabe nem pra onde vai o seu próprio lixo;
    2 - dizem que o prefeito apoiou o aterro, compreendendo-se que se o lixo feder, vai feder a urna também;
    3 - A Lei de Murphy funciona assim: se lá em SP explodiu, em Candiota também pode EXPLODIR;
    4 - Tô com o Luiz Artur: Residuo é LIXO;
    5 - Por fim, enquanto discuti-se tudo isso, tem um que tá enchendo os bolsos.

    ResponderExcluir
  19. E o lixo e todas as imundices que o mesmo arrasta em torno dele que o prefeito Falador ja começou a trazer das outras cidades ja começou a fazer suas primeiras vítimas, trata-se dos antigos catadores que trabalhavam e sustentavam suas familias do lixo só de candiota, pois agora não tem o que fazer e a prefeitura diz que não tem nada haver com eles... eta governinho sem alma e sem coração!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.