terça-feira, 12 de abril de 2011

Fórum da Liberdade ressalta o caminho digital para País crescer

Por: Adriana Lampert

A cerimônia de abertura oficial da 24ª edição do Fórum da Liberdade foi recheada de discursos a favor da liberdade de expressão e do uso aberto da internet. Ressaltando o poder da tecnologia e da era digital para o desenvolvimento da sociedade, o presidente do Instituto de Estudos Empresariais (IEE), Felipe Quintana, explicou que o tema deste ano, Liberdade na Era Digital, foi eleito após a entidade perceber o alcance que as informações via site e blog do evento obtiveram nas últimas edições.

“Em apenas um ano, foram mais de 70 mil acessos”, disse Quintana, para um público composto por empresários, profissionais liberais, políticos, formadores de opinião, professores, imprensa e um grande vice-governador do Estado, Beto Grill, e o prefeito de Porto Alegre, José Fortunatti, entre outras autoridades.

Homenageada com o Premio Liberdade de Imprensa, a jornalista cubana Yoani Sanchez não esteve presente porque não pode sair de seu país, mas uma delegação levou até ela a premiação e o público do evento pode assistir a um vídeo com seu depoimento sobre como a internet revolucionou a vida dos cubanos.

“Os jovens de Cuba têm conhecimento em informática e nos inserirmos no mundo para quebrar o silencio que durante 50 anos imperou no país, quando o povo foi esmagado pela máquina do governo, que nos silenciava permanentemente. Estou feliz por ser uma das pioneiras em abrir um caminho tecnológico, que tem interferido também nas artes e mudado o ativismo real do meu povo.”

Liberdades individuais e de opinião pontuam início dos debates na Capital gaúcha

Por: Mayara Bacelar

O primeiro dia do 24º Fórum da Liberdade começou em ritmo descontraído e arrancando risadas do público que ocupou o Centro de Eventos da Pucrs ontem, em Porto Alegre. Com a participação do cantor Lobão e do jornalista e escritor Eduardo Bueno, o Peninha, as liberdades individuais e de opinião entraram em pauta no primeiro painel desta edição, se confundindo com a trajetória dos palestrantes e com a história do País. 


Lobão, que fez a primeira palestra, abordou a falta de liberdade enquanto característica cultural do Brasil, ressaltando que, além da passividade com que enfrenta a própria condição, o brasileiro não aceita a liberdade de opinião. "A falta de exercício de opinião resulta de uma autocrítica falha do povo, tornando nossa imagem deformada com a condescendência diante da não opinião", disse o músico, reconhecido por suas declarações polêmicas. De acordo com ele, um dos problemas na democracia brasileira está justamente na intolerância com o pensamento alheio. "Se você tem uma opinião com a qual outra pessoa não concorda, você não é chamado para discutir, você é ejetado." 



A internet e a revolução da informação possibilitada por ela deram a tônica da palestra de Eduardo Bueno. Ele afirmou que, apesar de não ser adepto de redes sociais, vê a web como uma ferramenta importante, na medida em que aumenta o "grau de liberdade e de possibilidade de opinião". "Isso não se encontra paralelo em nenhum momento da história da humanidade", disse Peninha.

Um comentário:

  1. ha gora sim candiota vai ter delegado espero que fassa esse policiais trabalhar ne porque so passan andando de carro quanto esses maconheiro brigam e assanto pessoas e locais e nimgueim faz nada com essas pessoas porque pessoas matam e nao vai preso essa e boa em

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.