domingo, 10 de abril de 2011

Para os Centralizadores

Por:  Gustavo Chierighini


Calma, calma, o título não é motivo de pânico.

Fiquem tranquilos, não vou inundar essas linhas com ataques politicamente corretos, demonizando o seu estilo de administrar, ou mesmo afirmar que você deve adotar o comportamento A ou B.

Muito pelo contrário, caso seja você um profissional centralizador encontrará aqui um refúgio de compreensão. Não se trata necessariamente de uma defesa em prol do seu modelo de gerir, mas um alento diante dos intermináveis ataques ao seu estilo de trabalhar e administrar, movido por revistas especializadas e especialistas em gestão empresarial.

Pregam insistentemente que centralizar decisões e ações não é recomendável para uma boa gestão, e alertam que isso acaba atrofiando a capacidade operacional e gestora da sua equipe.

Mas é possível que mesmo com tudo isso, e após tentar, se esforçar e refletir, você tenha concluindo que não é capaz de descentralizar e delegar. É possível também, que tenha chegado a conclusão de que não acredita na eficiência de um modelo onde vigoram a delegação das tarefas e o compartilhamento das decisões.

Tudo bem, isso não é o fim do mundo, e saiba que existe solução.

Penso que um dos defeitos do mundo corporativo é justamente a dificuldade de entender e aceitar as pessoas da forma como elas verdadeiramente são. Tentam permanentemente manipular, induzir e pressionar por comportamentos x, y ou z, sempre propalando a catástrofe para aqueles que resistem as mudanças impostas.

Mas como humanos, e por conta disso repletos de limitações, nem sempre conseguimos implementar todas as mudanças comportamentais que nos são cobradas. Isso sem contar que diante de algumas delas, decidimos categoricamente por resistir.

No entanto, a experiência e o tempo acabam provando que a grande verdade é a não existência de regras e nem de modelos fixos (na verdade mutantes a cada nova modinha corporativa), para se tocar uma empresa ou uma equipe.

Conscientes disso, e assumindo que muitos gestores não conseguem ou não querem modificar o seu estilo centralizador, destacamos abaixo uma série de dicas que podem atenuar os eventuais defeitos desse modelo, e claro, maximizar os benefícios de suas virtudes.

Vamos lá:

1) Assuma para você mesmo que é centralizador, e que não pretende modificar o seu comportamento;

2) Entenda que podem existir algumas virtudes nesse modelo, dependendo da capacitação e maturidade da equipe que você controla. Isso significa que diante de uma equipe com média qualificação, e com senso de responsabilidade ainda não totalmente desenvolvido, a centralização pode ser inevitável;

3) Crie um mecanismo estruturado que permita um fluxo completo, sistemático e regular de informações, possibilitando o monitoramento das principais atividades;

4) Estabeleça uma estrutura de medidores de desempenho, permitindo uma avaliação permanente;

5) Institua reuniões programadas e periódicas, para as quais os participantes devem se preparar, portando todas as informações necessárias para que as medidas corretivas e de ajuste possam ser imediatamente implementadas;

6) Promova e pratique uma atitude pessoal de cordialidade e respeito. Isso atenuará os incômodos que as suas eventuais intervenções podem provocar.

Por fim, não se esqueça de que o importante não é seguir modelos impostos e modismos de gestão, mas reconhecer as suas reais limitações e aprender a trabalhar com elas.

3 comentários:

  1. JOÃO ROBERTO. tenho três filhos nas escolas do municipio. Cade os uniformes que estão mofando no almoxarifado? sei que estão esperando um evento para distribuir com a presença do folador. mas até lá as crianças vão passando frio. Zilda

    ResponderExcluir
  2. Realmente. Só com a presença do Prefeito (agora sem cangol).
    E mais, não tem professor na Educação Infantil. Na escolinha Gente Inocente na Vila Operária.
    Vão esperar até quando?
    Mesmo que o concurso não seja homologado já era tempo do secretaria Joao Roberto ver outras possibilidades de saber que os prazos existem para o nomeado assumir, assim portanto, deveriam se organizar para que isso não acontecessem.
    E a Educação, meu Deus, como está a educação de Candiota?
    Quando chegamos naquela secretaria nunca vemos o secretário e pessoal trabalhando ...
    Falando em Pessoal acho que o secretario não tem noção do que é uma secretaria.
    Não tem ninguém no Pedagógico.
    Não se ve movimentação pois falta funcionarios e professores para trabalhar até na secretaria. A não ser que o secretario seja o HOMEM pra atender tudo.
    Vamos torcer para que meçhore pois votei neste governo mas o que vejo é só uma desorganização.
    Sem saúde e educação o municipio não anda.
    Dinheiro tem, não é mesmo secretario de Finanças?
    Falta de tudo nas escolas.
    Uma vergonha falavam dos outros governos e fazer o que é necessário, hum nada.
    As salas de aulas do neli estão com as cadeiras e mesas todas estragadas. É uma vergonha.
    Preciso continuar? acho que não..........

    ResponderExcluir
  3. Colegas da prefeitura que desapareceram, foram bons servdores, prestaram um serviço, deixaram um legado. Porém a administração municpal em nenhum momento fez uma nota de reconhecimento ou homenagem a esses que nos deixaram.. Fica somente a saudade do RENATO, da CLARICE, DA JOSIANE e outros.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.