Candiota teve participação marcante no episódio da Revolução Farroupilha através da histórica batalha de Seival, seguida da Proclamação da República-Riograndense, em 1836, liderada pelo general Antônio de Souza Neto. Entretanto, o surgimento da cidade está ligado à descoberta do Tenente Luiz Mallet que, ao percorrer a região com seus soldados, em 1828, fez pela primeira fez o assentamento de carvão, importante fonte de energia, encontrado às margens do Arroio Candiota. Assim, o Governo Imperial aprovou a construção de uma estrada de ferro para, também, escoar o carvão extraído da nossa região.
A ESTAÇÃO DE TREM: Em 1917, um técnico inglês de sobrenome Appleby organizou uma companhia para exploração de uma jazida de carvão próximo às atuas ruínas do casarão de pedra junto à Sede da CRM em Candiota. Ali foi então estabelecido um desvio ferroviário que levava às minas, cujos túneis, semi-soterrados, ainda existem nas proximidades. Não se tem a data de inauguração do desvio que levou o nome inglês, mas possivelmente à posterior ao estabelecimento da empresa de Appleby. Em agosto de 1930, o “Desvio Appleby” foi elevado a parada com o nome de Dario Lassance, engenheiro ferroviário, falecido um mês antes, conforme relatório da VFRGS. Em 1935 a parada passou a estação, cujo prédio insiste em se manter de pé, não obstante os descasos dos inimigos da história do nosso município.
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