sábado, 23 de abril de 2011

Candiota busca desenvolvimento econômico com a preservação do Meio Ambiente

A Secretaria do Meio Ambiente de Candiota, após um intenso trabalho junto a FEPAM (Fundação Estadual de Proteção Ambiental) pretende adquirir, até o final do mês, a liberação e habilitação para por em prática o Licenciamento Ambiental (LA). A ação visa conciliar o desenvolvimento econômico com a conservação do meio ambiente. Qualquer empreendimento, seja de grande ou pequeno porte, necessita do LA.

“Esta ação dará velocidade ao desenvolvimento da cidade com o cuidado ambiental necessário. Para isso, a equipe está trabalhando incessantemente, elaborando o Plano Ambiental, instituindo a Lei de Diretrizes Urbanas e trabalhando tecnicamente junto a SEMA-SIGA e o CONSEMA na habilitação do município”, relatou o secretário de Meio Ambiente, Aroldo Quintana.

Projeto aborda sobre coleta seletiva

O grupo técnico da Secretaria desenvolve, no momento, um projeto de tratamento de resíduos sólidos produzidos no município. Tal medida aborda a coleta seletiva e reciclagem do lixo. Como adianta Quintana, “haverá distribuição de lixeiras pela cidade, compostagens dos resíduos orgânicos, educação ambiental e destinação final do lixo. Em breve, tudo isso será colocado em prática”.

Centro de Educação Ambiental

O Governo de Candiota já elaborou um projeto e deve encaminhar, em breve, ao Conselho Municipal de Meio Ambiente para aprovação, a proposta de construção de um Centro de Educação Ambiental. O projeto prevê salas para cursos, palestras, seminários, salas para oficinas, biblioteca verde, além de instalações para um grande horto municipal.

Unidade de Conservação Permanente

Além disto, uma área de mais de 500 hectares onde se encontram o arroio Candiota e o rio Jaguarão e adjacências, já identificada pelo IBAMA, deve receber a primeira Unidade de Conservação Permanente do BIOMA PAMPA. A Secretaria de meio Ambiente de Candiota busca os processos jurídicos de implantação desta UCP.

Neste procedimento, o município já conquistou o apoio das empresas MPX SUL e ELETROBRAS. A implantação desta Unidade, além de proporcionar a preservação da natureza contida nesta área, possibilita receber as compensações ambientais por conta da construção da Usina Termoelétrica da MPX e demais empreendimentos futuros.

Seminário

Juntamente com o Conselho de Meio Ambiente e a EMATER, a Prefeitura de Candiota irá promover um seminário para tratar o tema do Meio Ambiente sustentável baseado em três eixos: ambiental, econômico e social. O evento será realizado na Semana do Meio Ambiente no Assentamento Roça Nova.

Um comentário:

  1. Eu gostaria de saber, o porque não se monitora essa quantidade de agua, que se esta botando fora com esses poços artesianos abertos sem controle que tem na area rural de candiota, esse liquido precioso escorrendo e indo embora de candiota, num futuro proximo não teremos agua no nosso subsolo, por esse crime ambiental.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.