domingo, 3 de abril de 2011

Secretário Municipal é preso por crimes ambientais

Recebi, também um e-mail do sempre participativo Taylor Lima o qual descrevo abaixo:


Camaradas
A GRADE É A SOLUÇÃO
Neste momento há um aterro sanitário sendo implantado em Candiota e, por oportuno, é bom que saibam que para falta de consciência ecológica “a grade é a solução”. Como diz o texto do jornal Correio do Povo (de 16-03-2011):  “O secretário Municipal foi preso por irregularidades ligadas ao aterro sanitário do município de Sarandi”

CONCIÊNCIA AMBIENTAL
                                Como em Candiota muitas pessoas, em sono profundo, ainda não desapertaram para os problemas e riscos ambientais (olha o Japão), é importantíssimo o que diz o último parágrafo do texto (na integra) sob o título:  
 Secretário de Panambi é preso por crimes ambientais
Irregularidades estavam ligadas ao aterro sanitário do município
O secretário de Agricultura, Indústria, Comércio e Serviços de Panambi, Júlio Goergen, foi preso na tarde desta quinta-feira, em Cruz Alta pela delegada estadual de Proteção ao Meio Ambiente, Elisângela Freghelin, por crime ambiental constatado pelo Ministério Público no aterro sanitário do município. A prisão ocorreu após vistoria da delegada e do promotor regional de Defesa do Meio Ambiente, Daniel Martini, ambos com sede em Porto Alegre, que estavam acompanhados do promotor de Justiça de Panambi, Marcos Eduardo Rauber. Também foram detidos o diretor da pasta e o responsável técnico pelo aterro.

O promotor Marcos Rauber destaca que um inquérito civil foi instaurado em 2004 na Comarca de Panambi a partir de denúncias de funcionamento irregular da usina de triagem e no aterro sanitário. Ainda segundo o promotor, o município foi autuado em 2005, tendo após contratado uma empresa especializada para a recuperação da área degradada, o que chegou a ser cumprido.

No final de 2009, informou o promotor, novas denúncias chegaram ao conhecimento do Ministério Público. Por solicitação do órgão, técnicos da Fepam estiveram na cidade no dia 24 de fevereiro para inspecionar o aterro sanitário. O relatório técnico enviado ao MP comprovou o depósito irregular de resíduos sólidos, o descumprimento de licença ambiental e depósito inadequado de resíduos tóxicos nocivos à saúde e ao meio ambiente.

O desfecho da atuação do MP aconteceu com a prisão do secretário de Agricultura e de dois assessores da pasta. O prefeito de Panambi, Miguel Schmitt-Prym, não foi localizado para comentar as irregularidades e as prisões de seus assessores.

O texto acima,  está em www.correiodopovo.com.br

Grato.
Taylor Lima
Advogado

16 comentários:

  1. Por isso e por respeito a população de Candiota é que é necessário um tratamento adequado do lixo em nossa cidade, o aterro da Meioeste vai livra muitos políticos da vergonhosa situação desse secretário de Cruz Alta. Vamos ser coerente e dar um crédito ao bom tratamento que eles estão oferecendo ao problema antigo de Candiota e Região.

    ResponderExcluir
  2. Matéria pubicada no meu blog WordPress. Espero contribuir para aprimorar a discussão do tema.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Hoje ser contra o aterro sanitário licenceado pela FEPAM é sera favor da continuidade do funcionamento do atual lixão, as pessoas tem que se dar conta disso e é isso que pode dar cadeia! PRESTEM BEM ATENÇÃO AOS FATOS e não deixem de buscar as informações corretas antes de formarem juizos errônios a respeito da matéria. SER A FAVOR DO LIXÃO SIM PODE DAR CADEIA, NÃO ESQUEÇA DISSO HEIN!!!

    ResponderExcluir
  4. pô gildair voce posta um comentario anônimo as 22:49 e logo após (as 22:54) outro agora identificado; assim voce perde a credibilidade! te liga paixão!!!

    ResponderExcluir
  5. Pô cara lixão é uma coisa aterro sanitário é outra, até uma criança de 4 anos sabe disso, não substima a inteligência dos outros.
    - Traz metade do lixo do RS prá Candiota;
    - Traz os presídios prá Candiota;
    - Traz usinas atômicas prá Candiota;
    - Traz o Osama Bin Laden prá Candiota;
    Se tu acha que é bom paciência, eu até respeito e procuro te entender.

    Os riscos existem, tai Panambi, Charqueadas, Japão e o Afeganistão.
    Cara, não desejo mal a ninguém,o aterro sanitário é um negócio particular que visa lucro, as pessoas são mero ingredientes do processo. Hoje vc é útil amanhã talvez não. Acorda.

    ResponderExcluir
  6. Não sou contra o aterro sanitario deixar bem claro é a solução com certeza, mas tenho uma duvida muito grande, quantas cidades vão depositar seu residuos aqui em Candiota, isso não esta claro, quantas cidades fora Candiota claro??

    ResponderExcluir
  7. Então voç~e é a favor dacontinuidade do funcionamento do Lixão como estáem Candiota?(16:16) Pois é muito triste saber.Pois é uma atitude nada ecológica de tua parte. Por isso não dá para valorizar tais atitudes de profunda maldade e mesquinhez!
    Toma conciência e assuma que é a favor da continuidade da situação do tratamento do lixo que Tu ajuda a gerar em Candiota em um lixão insalubre e sem cuidados com o meio ambiente!
    Te liga Candiotense!

    ResponderExcluir
  8. Não só eu, mas qualquer criança com mais de 4 anos é contra o lixão. É óbvio, basta o mínimo de explicação e ter mais de um neuronio.
    Justificar o aterro sanitário da metade sul comparando com lixão (ou lixinho de Candiota), onde serão depositados o lixo de meio RS, é muita falta de argumento. Como Hulha Negra, P. Machado, Aceguá, Pedras Altas, Canguçu, Piratini... resolveram ou irão resolver o problema de seus lixões? Acorda, vc pode tá sendo usado e depois descartado, sem ser reciclado.

    ResponderExcluir
  9. Gente inteligênte de Candiota, vamos refletir pq. criar o lixão ou aterro sanitário em nossa cidade é trazer as doênça, nicho hospitalar, sujeira etc...etc.. de todas a cidades da zona sul para as nossas terras, afetando nosso oxigenio,talves até perdendo via publica, contaminando aqui, (pq. não fazer um aterro sanitaria da nossa city, cada city q. se preocupe com os seu detritos, pq. jogar toda a sujeira aqui, vamos ser coerentes devemos cuidar da nossa casa e deixar q. os outros cuidem da deles, ou será q. eles querem q. passem toda s sujeira das outra cidades para depositarem na nossa, acho q. tão ficando malucos. ahhhahahaha te breve.

    ResponderExcluir
  10. Concordo com todos os meus amigos de Candiota que são contra essa barbaridade que querem fazer com nossa cidade, resolver os problemas dos lixos de praticamente de 30 cidades e colocando o mesmo diante de nosso nariz, CANDIOTA não precisa deste presente de grego hoje nossa arrecadação é de mais de trinta milhões por ano portanto tem condições sim de cuidar do seu proprio lixo... presta atenção prefeito isto é um verdadeiro tiro no PÈ e quando chegar o primeiro caminhão dessa imundice o senhor passa a não contar mais com o meu voto. até breve

    ResponderExcluir
  11. Pois bem, sr anônimo 20:03, pois convenhamos que investir mais de 10% da arrecadação para tratar do resíduo urbano vai comprometer recursos de outras áreas da administração pública, como por exemplo: saúde, educação obras de calçamento etc...
    Vamos ser consequentes que Candiota deveria ficar contente em ter seu lixo bem cuidado e tornar-se destaque em responsabilidade ambiental, atraindo novos empreendedores para o município é muito importante, muito mais do que essa picuihas que estão espalhando pelo meuio do povo.

    ResponderExcluir
  12. Há quem defenda seus partidos, defenda o PT , PMDB, PSDB, e PDT. Aqui neste blog há diversas opiniões, tanto de fanáticos partidários, como de apolíticos, uns concordam com as postagens, outros não. Enfim, a opinião de todos deve ser sempre respeitada e creio, que este blog só está se caracterizando um espaço de debate político, críticas, sugestões e opiniões, notícias em primeira mão e etc, porque reflete o que a comunidade de Candiota pensa, com credibilidade e fidelidade. Ou seja, como vivemos em uma cidade pequena, com poucas opções de lazer, as pautas das conversas acabam se encaminhando para as análises políticas, o que tem o lado positivo, afinal, portanto, somos então uma comunidade de eleitores críticos, atentos as ações de nossos governantes e não alheios como muitos. Acredito que nas cidades grandes e médias, e até porque não nas pequenas, há gente que nem sabe os nomes dos vereadores e secretários. Nem sabem o que está sendo feito na cidade.
    Aqui em Candiota há muitas atipicidades. Todos os nossos prefeitos de todas as administrações de até hoje já erraram e acertaram. Assim como há vereadores comprometidos e outros que só fazem da vereança emprego e estas características são comuns.
    Quanto às ações, concordo com o anônimo, qualquer prefeito independente de partido, foi eleito para administrar a cidade da melhor forma, pois assim o povo lhe confiou. Investir em saúde, educação e infraestrutura é sim uma obrigação, pois paga-se impostos com essa finalidade. Não quero aqui puxar saco de ninguém e nem criticar duramente, até porque não faz meu perfil, entretanto, há de se convir que estas obrigações administrativas só ocorrem se houver vontade política, ou seja, um mínimo comprometimento com a comunidade e isso é uma característica pessoal que acredito que o atual prefeito e alguns secretários possuem, senão muita coisa boa não estaria acontecendo na cidade. É claro que os investimentos precisam ser constantes e quanto maiores benefícios a população, mais se agrada a opinião pública.
    A política é dinâmica e em cidades como Candiota, onde tudo cresceu de forma desordenada, a política também tem seus erros, como acertos. Então, parabéns ao blog por ouvir a voz do povo e que todos estes comentários e opiniões, sejam considerados em 2012, quando vamos todos mais uma vez escolhermos nossos representantes, é na urna que se dá as melhores respostas. É muito bom este espaço para a comunidade expor seus pensamentos, e até mesmo, acredito que nosso políticos lêem, se avaliarem, verem como estão sendo vistos, esse feedback é interessante e só o Teclando 7 possibilita. Ao invés de ficarem só navegando em sites fúteis ou cuidando a viagem e atualizações do Orkut alheio, o povo está interagindo. Postagens não ganham eleições, o nosso voto que sim. Que a parte do povo candiotense, assim como de todo o Brasil, seja mais criteriosa e não corrupta, pois espero que ano que vem, os eleitores não se vendam por botijões de gás, sacolões, exames médicos, dinheiro, tijolos, etc...enquanto as pessoas votarem pensando apenas no benefício individual Candiota e o Brasil não vão pra frente. Se a política carrega o estereótipo da corrupção a culpa é apenas nossa! Pensemos nisso em 2012 e sejamos eleitores conscientes, pois se votarmos com coerência, em propostas viáveis e não em blá-blá-blá, Candiota cresce e todos nós ganhamos!.

    ResponderExcluir
  13. Curioso que antes de assumir a prefeitura o falador era contra o lixão, mas depois de conhecer o proprietario do lixão virou a favor ,curioso isso né.

    ResponderExcluir
  14. Tailor tu ainda vais ser o prefeito da nossa cidade porque nos merecemos.

    ResponderExcluir
  15. Ontem tivemos aqui, na Vila Residencial uma reunião muito produtiva, com a empresa meio oeste e a ong vigilantes ambientais a qual colocou como vai operar o aterro sanitário da metade sul, pelo que coloca obviamente a empresa, na teoria tudo vai funcionar certinho, mas eu tenho uma certeza, que só com a operação e o tempo é que nós vamos satisfazer as nossas ansiedades, e saberemos se receber, o lixo da metade sul do estado é uma boa para CANDIOTA.

    ResponderExcluir
  16. O anoônimo de 15/04/2011 22:07 já está fazendo o lado com o Tailor... hehehe puxa-saquismo descarado filho em pleno seculo 21, inventa outra agora. Quem sabe ganhas uma boquinha...mas eu acho que aí filho o furo é mais embaixo. Tem que ter é competência senão, adiós ....

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.