Duas notícias colocam em Xeque os objetivos de tão importante órgão do estado. A FEPAM.
Neste semana foi liberada a licença de operação para o Lixão da Metade Sul.
Por outro lado, a Cosulati luta para conseguir uma licença para a abertura do posto de abastecimento de leite da João Emilio que tem capacidade de armazenar 30 mil litros de leite ao dia, o que economizaria aproximadamente de 2 a 3 centavos por litro para o pequeno produtor em Candiota, tendo em vista que atualmente todo leite coletado vai para Aceguá.
A Cosulat já investiu aproximadamente R$ 400 mil reais neste posto de abastecimento e já tem autorização da CEEE para colocação de uma rede trifásica no local.
Ou seja. Que venha o lixo. Depois pensamos no pequeno produtor. Afinal 2 ou 3 centavos para quem investe milhões não faz diferença nenhuma.
O Presidente da Câmara Juliano Corrêa, juntamente com o vereador Celso dos Santos e o secretário de Agricultura Fabiano Oswald se colocaram a disposição para em conjunto com Prefeito, Luiz Carlos Folador, marcarem uma audiência na FEPAM para que possa acompanhar e acelerar o Processo de licenciamento deste Posto de Abastecimento de Leite.
Falando em lixão, o cheiro de enxofre em Dario Lassance hoje me intriga: O carvão que está queimando e trazendo odor ruim para o centro de Candiota não está muito longe de onde será depositado o lixo de metade do Rio Grande do Sul.
Para ver que o trabalho técnico nas fases de licenciamento é muito importante, pois o caso do posto de recebimento de leite que se arrasta até hoje sem licença é uma demosntração clara de um trabalho a ser feito pelos nossos ambientalistas de plantão, que é contribuir técnicamente para viabilizar um trabalho bem realizado para justificar o pedido de licença ambiental. Há! Esqueci, que em Candiota o interesse pelos colonos é só em época de eleições ou quando querem fugir de discussões cara a cara né! Ops! Desculpem-me se pisei em alguns muitos calos dos políticos de Candiota, mas não pensem voçês que todos são bobos não hein!
ResponderExcluirNo aterro sanitário a licença de instalação estabelecia um local, na de operação é outro. Antes era para atender um população de 300 mil, agora é para 1 (um) milhão. Evidências óbvias de uma "ajeitograma". Enquanto isto, para licença da Consulati todas as dificuldades. Com todo o respeito, a FEPAM antes de ser um órgão de proteção ao meio ambiete é, cada vez mais, um balcão de interesses políticos.
ResponderExcluirPois é acho muito estranho, ver este time de apoio entrando em campo... me refiro aos vereadores,secretário e prefeito citado no 1º comentário,,,parabéns pra vcs.. mas cadê o Sr. Secretário de Meio Ambiente Indústria e Comércio? Que até onde eu entendo, deveria ser o principal representante desta área!!! ou será que é por que ele não vai poder indicar ninguém para trabalhar lá? aí sim, se explica pq não entrou em campo.. que vergonha hein Sr. Secretário...
ResponderExcluirO secretário não faz parte do grupo que vai a FEPAM porque ele não se sente a vontade nestes órgãos de proteção ambiental. A praia dele é outra.
ResponderExcluirLicença para 1000 toneladas dia. Foi isto que foi acertado na audiência pública?
ResponderExcluirO local não era o mesmo, o projeto tambem não e o tamanho do problema foi muliplicado por 3. Coisa estranha esta....
nem sei mais o que comentar no blog,candiota esta virando do aveso,uma cidade que nao nessecita deste lixão,isto sim foi um tiro no pé,pensa numa cidade fedida multiplica por 2!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirFEDOR ,URUBU, MOSCAS, CONTAMINAÇÃO DO LENÇOL FREATICO E ETC ISSO É POUCO TEM QUE VIR MAIS; SOMOS NÓS QUE VAMOS FICAR EM CANDIOTA, PORQUE O PREFEITO PEGA A MALA E VAI EMBORA.
ResponderExcluirVIVA O CHURIME
ResponderExcluirQUE VOEM OS URUBUS!!
CANDIOTA CAPITAL DO CARVAO
E DO LIXAO
ELE VAI IR EMBORA E CANTAR ASSIM.TO INDO EMBORA PARA UM LUGARZINHO TODINHO MEU,QUERO UMA REDE PREGUISOSA PRA DEITAR LONGE DA MOSCA E DO URUBU,ISTO ISTO JA SABIA,A MAGESTADE FOI EMBORAAAAA
A MAGETADE FOI EMMMMBORAAA
ISSO DEU ATÉ MÚSICA!!!!!!!
ResponderExcluir"Enquanto a cidade dorme eu aqui me lembro quanto lixo quanto lixo
meu nariz já não tem sossego já faz muito tempo muito tempo
eu sei que foi um tiro no pé
mas brasília me deixou assim
queremos ganhar de novo um lugarzinho ai
desculpa se fiz burrada e que me deu vontade eu não vou mentir não sabia que ia feder tanto assim
faz tempo que sai de Candiota mas não te esqueci
vem
quero descarregar o lixo inteiro,sentir seu cheiro,sem ter pressa de acabar ohhhhhh
sei que estou sozinho precisando de lixinho com vontade de cheirar ohhhhhh
vem eu preciso de lixinho com vontade de cheirar"