segunda-feira, 12 de março de 2012

Dupla função de vereadores gera investigação no Rio Grande do Sul

Responsáveis por fiscalizar atos do executivo e preparar as leis municipais, alguns vereadores do Rio Grande do Sul exercem cargo de confiança também em outras cidades. A polêmica das duplas funções fez com que o Ministério Público estado abrisse um inquérito para investigar um desses casos em Gramado, na Serra.


Ao julgar a situação de um vereador que tinha cargo de confiança em agosto do ano passado, o Tribunal de Justiça do estado decidiu acúmulo de função era ilegal. Este, no entanto, não é o mesmo entendimento da Assembleia Legislativa, desde que um emprego não atrapalhe o outro. "A Casa observa dois requisitos essenciais. Deve haver compatibilidade entre o horário da Assembleia e do funcionamento da Câmera de Vereadores, e o segundo requisito é a lei orgânica municipal autorizar que o vereador ocupe algum outro cargo", explicou o procurador-geral da Assembleia, Fernando Ferreira.


O vereador de Tapejara Elton Sandini (PDT) também é cargo de confiança na Assembleia Legislativa. Ele diz que sua tarefa é assessorar o deputado Gilmar Sossella (PDT), no Norte do estado. Ele aguarda uma consulta que fez ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para saber se a dupla função é legal. "Temos o entendimento de que o parecer da casa permiteessa compatibilidade, pois as sessões da Câmara de Tapejara são às 19h. Fizemos um pedido ao Tribunal, que nos informa se é possível isso ou não, em tese. Temos também o escritório regional em Passo Fundo que presta um trabalho fantástico para a região, que atende toda essa área de saúde e educação.Vamos aguardar o resultado desta consulta", explica Sossella.


Em Gramado, o presidente da Câmara, Giovani Colório (PP) ocupava função semelhante até novembro do ano passado. Era cargo de confiança do partido na Assembleia Legislativa. No site do Legislativo da cidade, afirma atender a população em período integral. Ele só deixou a dupla função depois que o caso veio a público. "O meu exercício de trabalho não é dentro da Assembleia Legislativa, não tenho obrigatoriedade de estar lá dentro. A liderança partidária faculta o exercício do cargo em qualquer parte do estado, portanto eu não estava dentro da Assembleia", justificou.


O Ministério Público, então, abriu inquérito para investigar o caso. Segundo o órgão, o vereador recebeu diária pela Câmara para comparecer a eventos na Assembleia na época em que acumulava os dois cargos. "Essa dupla função, como assessor da Assembleia Legislativa e como presidente da Câmara de Vereadores de Gramado nós entendemos que não tem como não constatar uma ilegalidade, uma improbidade", esclarece o promotor Antônio Metzger Kepes, de Gramado.


Em Viamão, na Região Metropolitana de Porto Alegre, o vereador Ederson Machado dos Santos (PT), não via choque de horários entre a Câmara e a secretaria de Obras do estado, onde atuava como cargo de confiança até o mês passado. Foi quando decidiu se licenciar do legislativo para assumir como diretor na secretaria. “Eu conseguia e consigo conciliar muito bem as duas coisas sem prejuízo algum, a prova disso é que eu tenho o respaldo de quem me elegeu”, explica.


Outro vereador de Viamão, Serginho Kumpfer (PT), também é professor de história na rede estadual. Mas atua em outro ramo. Foi cedido pelo governo para assessorar o Grupo Hospitalar Conceição, onde recebe função gratificada de mais de R$ 10 mil. "É constitucional vereador ter duas funções. Todas as consultas que eu fiz me dão certeza de que eu estou certo", afirma.


A União dos Vereadores do Rio Grande do Sul entende que a lei permite o acúmulo de função para os vereadores, desde que não haja choque de horários. Mas faz uma ressalva. "O vereador foi eleito para acompanhar os trabalhos, é um fiscalizador do Poder Executivo e dos recursos oriundos de seu município, e a fiscalização tem que ocorrer 24h por dia. Pessoalmente eu sou contra, até porque tem que haver uma independência de poderes", diz o presidente da Uvergs, Antônio Inácio Baccarin.

20 comentários:

  1. AQUI EM CANDIOTA TEMOS QUE DENUNCIAR AO MP ESSES DUPLOS EMPREGOS DE VERADORES:

    MARCO DAL MOLIN 2 EMPREGOS PUBLCOS
    GISELMA PEREIRA 2 EMPREGOS PUBLCOS
    GUILHERME BARÃO 2 EMPREGOS PUBLCOS
    VALMIR COUGO 2 EMPREGOS PUBLCOS
    CELSO SANTOS 2 EMPREGOS PUBLCOS
    JOSE VITOR 2 EMPREGOS PUBLCOS

    ISSO É UMA VERGONHA PRA CANDIOA, PESSOAS DESEMPRGAS E ESSES VERADORES, ALGUNS DELES COM RENDA FAMILIA DE MAIS OU MENOS 10 MIL REAIS.

    VAMOS NOS MOBILIZAR, EU TO FAZENDO MINHA PARTE E HOJE MESMO ENVII EMAIL PARA OMINISTERIO PUBLICO DE BAGÉ, DESSA VEZ ME IDENTIFIQEI E PEDI SIGILO CONFORME LEIS Q PROTEGM O DENUNCIANT VIA OUVIDORIA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro não te esqueça de duas coisas antes de mandar o email para MP:Lê direito a matéria,segundo os vereadores em questão são concursados e vereadores ou seja nenhum deles possuem cargo de confiança,eles estudaram para ser CONCURSADOS e foram eleitos pelo povo,ou seja eles não se engradam na matéria,se engradariam se fosse vereadores,e cargo de confiança,não concursados,boa sorte,e não passe vergonha hehehehhe

      Excluir
    2. Isso não é caso de denuncia, legalmente pode ser as duas ou acha que tribunal eleitoral iria permitir?
      Com certeza MP não vai fazer nada vai ser mais uma denuncia que não vão levar adiante.

      Excluir
  2. Pode ser legal, mas é no mínimo Imoral. Acho que vereadores e funcionários públicos comprometem ou uma coisa ou outra. Na próxima eleição vou perguntar aos candidatos que me visitarem se quando se elegeram vão abrir mão da função publica e cumprir somente a de vereador, porque isso eles podem fazer mas não fazem. De acordo com a lei eles podem se licenciar do cargo de funcionário público para exercer o mandato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. concordo com voce anonimo eles não fazem nenhuma coisa nem outra... entra no site da camara municipal para ver os projeto que esses vereadores citados criaram, não fazem nada na camara e na prefeitura menos ainda, ate porque tem gente lá dentro se batendo. Criticavam o governo anterior que concordo que era um horroor o empreguismo mas esta sendo a mesma coisa, falavam falavam e tão fazendo igual.

      Excluir
  3. Quem sabe votar nos mais criticos, talvez eles tenham a fórmula mágica para ser tudo como Alice no Pais das Maravilhas. Hoje os que mais criticam e pedem renovação são: Gabriel Bonilha, Nadiane Momo, Ronei Silveira, Taylor Lima, João André Lehr, João Maurício Camargo de Lima, Jaime da Cadesul. Talvez esses tenham a fórmula mágica de como é ser vereador de verdade.

    ResponderExcluir
  4. Como da atual legislatura, dois não vão concorrer, os descartáveis do Folador, na próxima composição a Cãmara de vereadrores de Candiota já vai ganhar em qualidade e ética. Isso já é renovação.

    ResponderExcluir
  5. Moro aqui na joao Emilio E quero que vcs vejao o calçamento como esta ficando uma porcaria essa chuva que veio arrancou os meios fiu. cada boca de lobo nao tem ametade das pedras ta uma vergonha vou chamar a RBS para filmar o serviso que ta ficando? cade os nossos vereadores que e obrigaçao de fiscalizar???????

    ResponderExcluir
  6. O VOVO VEM AI E OBIXO VAI PEGAR JA ESTAO LOUCOS DE MEDO???????????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. se o vovo vier o bixo vai pegar, e como diz grande parte do povo do interior, vamô chuta a trazeira do Falador

      Excluir
  7. Jane luiza - Vila Operária14 de março de 2012 às 08:59

    parece que os novos candidatos estão desesperados querem de todas as formas, criar fatos e fantasias, pisando no pescoço de alguns vereadores para se elegerem. calma , água doce e muito trabalho faz bem,procurem seu espaço, sem mentiras, sem difamações,tem espaço ainda para quem quizer trabalhar, aponte o que errado na sua cidade, aplauda o que está certo na Prefeitura e na Cãmara, e voce vai se dar bem, abraço, mas por favor vão trabalhar e não atrapalhar prefeito e vereadores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prezada Jane, não são apenas os novos que estão desesperados, tem gente experiente, com mandato e tudo que perdeu o poder do famoso mandato a quatro mãos e agora esta desesperadissimo, tentando criar factoides a todo o instante para tentar se manter em evidencia, e o pior, para isso esta até mudando conceitos e se aliando a pessoas que ele dizia que eram pilantras, salafrários e sugadores do dinheiro público. Isso chama-se sede de poder.

      Excluir
    2. Por favor Jane Luiza me diz o que ta certo na camãra de vereadores que eu te digo TUDO e mais um pouco do que ta errado nessa casa que dizem que é do POVO,eu voto aqui e não sou candidato a nada mas apoio a RENOVAÇÃO na camãra, é sempre os mesmos com 2 ou 3 empregos,chega no ano eleitoral eles querem aparecer, veja ai na Vila Operaria o Valmir te fazendo joguinho todos os dias no Ginasio pra fazer politica,eu vou denunciar isso e mais coisas que outros candidatos tão fazendo o POVO é muito BURRO se não RENOVAR.

      Excluir
  8. karem helena Reis - vila residencial14 de março de 2012 às 11:22

    Muito bem jane, primeiro mostraste a cara,e depois concordo, tens que haver mudança concordo, mas também tem vereadores que precisam ficar pelo que vem fazendo, e ai como dizeste deixa o prefeito e os bons trabalharem, veja o site da Prefeitura, o site da Camara e alguns sites de vereadores, veja, leia acompanhe e ai fale, fiz pesquisa e achei alguns blogs, blog do celso santos, blog da vereadora giselma, blog do josé vitor, blog do ver. walmir, somente achei estes e tiver mais e saber me informa pelo teclando.

    ResponderExcluir
  9. Jane Luiza E karem Helena quem são? fala sério, pra colocar esses nomes que ninguém conhece em Candiota, usem o anonimato. Esses vereadores acham que enganam quem?

    ResponderExcluir
  10. Dupla funcão de vereadores como aqui em Candiota, é facil de resolver, é somente colocar as reuniões da camara para o horario da manhã, e aí vai haver atal incomptibilidade de horarios e eles terão optar por uma ou outra funcção, vereador ou funcionario da prefeitura, vamos fazer um baixo assiando, e presionar é a unica saida, pelo menos até as eleições onde saberemos que votar em vereadores que são funcionarios é uma roubada. chega desses vereadores que não tem isenção moral para fiscalzar o execuivo e fazer seu trabalho com dedicação exclusiva.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faço coro com o anonimo acima AnônimoMar 15, 2012 05:02 AM

      Excluir
  11. EM CANDIOTA O VEREADOR PRESIDENTE SEU CELSO DEVE TER QUATRO OU MAIS FUNCOES, POIS É FUNCIONARIO DA CRM, ONDE DEVERIA ESTAR, MAS COMO É GENTILMENTE CEDIDO PARA PREFEITURA A GENTE LÁ NUNCA ENCONTRA, BEM PODE SER QUE ESTEJA NA CAMARA, POIS LÁ TAMBÉM NÃO ESTA, QUEM MANDA LÁ É UM DOS QUATRO DIRETORES CHAMADO DE MARCIO, QUE MANDA TANTO QUE EM PLENO MES DE MARÇO, NEM O SITE DA CAMARA ATUALIZOU, DEVE SER UMA HOMAGEM AO JULIANO QUE AINDA CONFIGURA COMO PRESIDENTE.

    MAS VOLTANDO AO ASSUNTO EM TELA, O CARA DEVE TER ULTRAS FUNÇÕES, NÃO É MESMO?

    ResponderExcluir
  12. Numa cidade de 10 mil habitantes, ninguém conhece todo mundo, mas a questão dos anonimos "candidatos novos" muitos deles é procurar denegrir imagem, eu não concordom com isso, mas mais uma vez digo, sou a favor da renovação de alguns não de todos, agora não quere reconhecer o bom trabalho que alguns vereadores fazem é no minimo idiotice, é gente que não está preocupado com o município e sim na sua eleição. Precisamos sim renovar os maus e valorizar quem trabalha, mas parece que a intenção do anonimato é quanto pior melhor, é por isso que nunca tinha escrito neste blog que presta um excelente serviço de informação a comunidade. Como disse antes, vou repetir aos anonimos ciumentos, verjam o trabalho dos vereadores, pesquisem, não fiquem mentindo aqui neste veiculo que é do povo. Um abraço ao Taylor e ao meu amigo Pablo.

    ResponderExcluir
  13. Olha só a incorencia, e vou logo falando, sou funcionária e tive fazendo um levantamento que os invejosos deveriam ter tomado o cuidado e ter feito, 80 por cento das verbas conquistadas,entre emendas parlamentares, emendas no orçamento, recursos vindos pelo forum, conquistadas pelos vereadores. FORAM TRAZIDAS POR VEREADORES FUNCIONÁRIOS, e eu amigos comentavamos o assunto no blog sobre os vereadores nossos colegas e das 9 pessoas do grupo saiu um comentário que foi apoiado por todos. Para o povo o importante que que overeador faço o seu trabalho, ajude o município, POIS, TEMOS VEREADORES QUE NÃO SÃO FUNCIONÁRIOS E SÃO VERDADEIROS PARAZITAS, ASSIM COMO UM OUTRO QUE É FUNCIONÁRIO TAMBÉM. Então temos que ser coerentes e buscarmos o melhor para a cidade.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.