quarta-feira, 14 de março de 2012

Proposta de desenvolvimento Regional - TURISMO

Na segunda a noite, o presidente da CDL de Candiota, Jaime Fernandes, enviou via e-mail uma proposta de Desenvolvimento Regional baseado no turismo.

Acredito que ajustes e ideias devam se somar ao projeto apresentado, mas agora sim acredito que esta seja a maneira correta de se discutir esse tipo de assunto. Com propostas, viáveis e planejadas.

Até hoje nenhum governo em Candiota deu prioridade ao desenvolvimento baseado no turismo. Eu creio que seja de extrema importância uma política voltada para o turismo.

Esperamos que siga em frente, e que o projeto seja apresentado ao executivo, com dialogo, seriedade e acima de tudo bom censo de ambas as partes. Abaixo esta a proposta encaminhada.
Temporada de verão Candiota 

Justificativa
Candiota, meio caminho entre Pelotas e Livramento, tem no Rio Candiota, prainha, represa e seus recantos e cachoeiras a juzante (retratado e exposto por fotógrafo Candiotense), o local ideal para se transformar num fantástico polo turistico da fronteira sul. Somado a isto, os vinhedos, as ovelhas, as indústrias, as minerações, as fazendas e seus locais para acampar, são atrativos para aumentar a população da cidade nos meses de dezembro a março, período de verão.

As diversas sugestões a respeito, contempla o período de 24/12/2012 a 24 de março de 2013 como ideal para a prática da Temporada de Verão de Candiota.

Estima-se uma circulação adicional de 35000 pessoas extras na cidade neste período, com picos nos periodo de 24/12 a 1/1 (Natal e Reveion), no período de Carnaval quando espera-se, uma vez feito os investimentos necessários, 5000 turistas na cidade, no encontro de motoshow e aniversario da cidade.

Neste período, Karts, Ciclismo, motocros, tênis, podem programar etapas de seus respectivos campeonatos enriquecendo ainda mais a Temporada de Veraõ Candiota, consolidando o polo turístico aqui sugerido para os próximos anos. Concursos de belesa, como Garota Verão, Rainha das Piscinas e Rainhas de carnaval também podem acontecer neste período.
Objetivos
É neste período que as atividades do comércio e prestação de serviços do município padecem. Os hoteis e pousadas da cidade tem uma baixa ocupação, o setor de padarias acumulam significativo prejuízo, chegando algumas a suspender suas atividades. O setor de armazens e supermercados também contabilizam significativa queda nas vendas neste período.

Também neste período ocorrem a maioria das mudanças de pessoas que se aborrecem por não ter oque fazer em Candiota e transferem-se para munícipios maiores.

O projeto em questão tem por objetivo estancar as perdas citadas e criar neste período, na indústria do Turismo uma nova fonte geradora de progressso para a região.

Colocar Candiota no roteiro túrístico da região, fazer de Candiota um polo de diversão.
Infraestrutura
As atividades a serem desenvolvidas para criação da Temporada Verão Candiota se concentram basicamente em 3 locais que necessitam ser previamente preparados:

1 - Prainha - Melhorada em seu acesso, uma nova avenida de acessso aproximando-a da sede do município, criação de areas para camping, instalações de energia elétrica, hidraulica, banheiros, vestiarios, toboáguas, escorregadores, piscinas
2 - Praça Dario Lassance - Melhorada em sua infraestrutura, banheiros, espaço reservado ao público, telas de segurança;
3 - Ginasio Municipal - Estabilizado e ampliado para sediar os grandes eventos que necessitam de local fechado e coberto. É de fundamental importancia o incremento de uma area coberta de alimentação para permitir espaço ao público viabilizando preços populares com contratação de renomadas bandas que atraem grande público cativo.

Os recursos financeiros necessários
Candiota conta com uma significativa arrecadação, fruto de investimentos passados na Industria da mineração de Carvão e Calcareo, Industria de Cimento e Geração de Energia Elétrica. Entendemos que parte destes recursos, hoje abundantes, possam ser utilizados para viabilizar este novo segmento, a Industria do Turismo e entretenimento. Assim, o investimento básico para este empreendimento pode ser assumido pelo setor público.
A Construção de campins próximo a Prainha pode ter a iniciativa e investimentos privados, principalmente de proprietários de terras que se localizam junto ao Rio gandiota em locais de belíssima paisagem com abundantes cachoeiras. Os empresarios do ramo de Hoteis e Pousadas podem incrementar seu segmento com construção de apartamentos e cabanas em locais previlegiados para o turismo.

Coordenação
A Secretaria de Cultura e Turismo, por deter os recursos para viabilizar os eventos pode assumir a coordenação da transformação de Candiota no grande polo turístico de verão da região. A Secretaria de Industria, Comercio e Meio Ambiente também pode interagir construtivamente no processo, localizando os proprietários de terra e mostrando os resultados que poderão surgir com tais empreendimentos. A Secretaria de Obras, na execução da \infraestrutura necessaria .A CDL Candiota, associações, blocos, demais secretarias municipais, associaçoes carnavalescas e outros órgãos afins devem servir de apoio, consultoria, organização. Todos unidos por Candiota.

Calendário
A - março/2012 - Inicio dos projetos e obras de melhorias na Prainha, Praça Dario Lassance e Ginasio de Esportes;
B - março/2012 - Campanha de motivação a limpesa dos recantos e cachoeiras do Rio Candiota, criação de Camping, Pousadas,etc.;
C - outubro - Lançamento do programa de verão ao público, contemplando festividades do Natal, Shows do reveion, fogos de artificio, CARNAVAL, definição de datas para moto shows, ciclismo, kart, torneio de tenis, etc. Pré lançamento do concurso de escolha da Garota Verão de candiota. Editais do concurso da Rainha e Rei momo do Carnaval de Candiota.
O melhor carnaval da região
Com o lançamento do programa Temporada de Verão Candiota em outubro, fazer também o lançamento do edital do concurso de escolha da Rainha e Rei Momo para o carnaval de Candiota. Para estímulo ao Carnavalesco e visando concentrar interesse na atividade, divulgar boas premiações e principalmente verba para estruturação do setor. estima-se uma quantia de R$ 30.000,00. Para os concursos e torneios considerar como público alvo a região de abrangencia do jornal Tribuna do Pampa, o jornal de Candiota;

1 - 19/1/2013 - Apresentar os tamburins - 1º Pré Carnaval Ginasio de Candiota - Escolha do Rei Momo e da Rainha do Carnaval de Candiota, com votos dos jurados e do público;
2 - 26/1/2013 - Esquentar os tamburins - 2º Pré Carnaval Ginasio de Candiota - Apresentação do rei Momo e Rainha do Carnaval, divulgação do resultado do concurso e entrega dos premios aos eleitos e público que os elegeu;
3 - 01 e 02/2/2013 - Afinar os tamburins - 3º Pré carnaval Av 24 de março e praça Dario Lassance - Carnaval de Rua, já com a presença de Rei Momo, Rainha e Princesas abrilhantando o Carnaval;
4 - 09 a 12/2/2013 - 4 bailes de Carnaval e 2 bailes infantis no Ginasio de Esportes. A tardinha, na prainha, rodadas de samba e ao meio dia "Samba no Carreteiro";
5 - 19/2/2013 - Enterro dos ossos;
6 - Lançamento já em outubro do concurso a Rei Momo e à Rainha do Carnaval aberto a inscrição em todas as cidades de abrangencia do Jornal Tribuna do Pampa, bastante divulgação do carnaval de Candiota e boa premiação ao Rei Momo, a rainha vencedora e as princesas;
7 - Escolha do rei Momo, Rainha no primeiro Pré Carnaval;
8 - O Ingresso ao baile, além de ingresso servindo como cédula para eleger a Rainha;
9 - Sorteio de premiação aos frequentadores do Baile que votaram para escolha da rainha;
10 - Na definição da ganhadora, a escolha aconteceria com parte preferência dos jurados, e parte preferência do público expressas pelo voto;
11 - Investimento nos blocos, escolas de samba e bateriais locais - Ajuda de custo na ordem de R$ 30.000,00 as baterias, blocos e escolas de samba organizadas no município, desde que estes se comprometam com os desenvolvimento do carnaval em candiota e que permaneçam aqui durante todo o período carnavalesco;
12 - Premiação na última noite de festejos de momo aos blocos, baterias, escolas que se destacarem. Premio em Dinheiro ( para iniciar a organização do Carnaval seguinte ) e chopp para festejar;
13 - Premiação inclusive para Blocos, Baterias, Escolas de Samba .de outras cidades de abrangencia do Tribuna do Pampa que vierem prestigiar nosso Carnaval;
14- Sorteio de Premios ao público frequentador de nosso carnaval, na ultima noite;

O amor a Candiota
Março, fim do verão, coincide com a época de aniversario de Candiota. Como uma criança que tem a data de seu aniversario, na busca do nativismo é importante a programação de atividades que resultem na admiração, paixão e amor pela cidade em que vivemos.
Neste período muitas atividades podem ser desenvolvidas com o cunho de mes de aniversario de Candiota, dentro da Temporada de Verão Candiota. Entre elas podemos relacionar, Etapa da Copa União de Ciclismo, Motoshow, Campeonato regional de Kart, Torneio de Tenis, motonáutica, canoagem, motocross. A Temporada de Verão Candiota terminaria em 24 de março com um show de fogos de artificio.
Candiota, 12 de março de 2012

Jaime Guimarães Fernandes Sobrinho
CDL - Camara de Dirigentes Lojistas de Candiota
Presidente

24 comentários:

  1. Até que enfim o cdl se manifestou,mais como público prefiro o carnaval na praça,imagina com todo esse calor no ginasio fala sério!!!

    ResponderExcluir
  2. Uma coisa tem que ficar claro agora o cdl esta falando em transformar candiota em referencia regional de eventos cultura e etc mas só agora els falam. mais tem que se darem de conta que todo um trabalho vem sendo feito a tempo ja então entrar agora pra querer ensinar o padre a rezar missasinceramente ensinara gastar dinheiro eu tbm sei. e outra candiota ja é referencia regional claro que tem muita coisa ainda a melhorar mais natal a dois anos ja que é um sucesso cdl ajudou? carnaval antecipado a 5 anos um sucesso cdl ou jornal ajudou? futebol de salão a anos um sucesso cdl e jornal tavam? semana farroupilha a dois anos deu um salto com desfile tematico e tudo um sucesso regional cdl ajudou? tem muito mais coisas ai que provam que candiota nessa area é referencia regional só não vou continuar pra não me alongar nas milongas como diz um compadre meu

    ResponderExcluir
  3. seu jaime tem coisas de sua ideia boas mais querer fazer bailes de carnaval no ginasio vc ta querendo demais i ginasioepra esporte nao pra baile e sera q o senhor tambem nao viu q o carnaval aqui tem q ser antes cnao vai te umameia duzia de genti ,a e campeonato de tenis era so o que faltava entaopor que nao um campeonato de salao nas categorias frldinhas

    ResponderExcluir
  4. Uma boa seria o DCL fazer uma campanha para fortalecer comercio local mas não esta tendo foco que CDL tem que ter, mes deculpa Jaime mas a finalidade do CDL não é essa.
    Bom para começa ele nem mora em Candiota mesmo ai fica facil da ideias fantasticas, nem ele mesmo compra em Candiota ou alguem já viu ele no em algum mercado comprando?
    Me desculpa se estiver errado.

    ResponderExcluir
  5. senhor jaime desculpa mais osenhor viu que o turismo está em foco na prefeitura,e já e regional a muito tempo,canto moleque,motoshow,campeonatos,prainha,carnaval anteci´pado e um sucesso,e tem outra nosso ginásio senhor prefeito espero que o senhor não transforme em bailão,esta muito bom na praça os bailes,o trabalho doo cdl e desemvolver o comercio,acabar com o cartel que candiota tem de preços caros,acho melhor o senhor fazer e campanha para melhorar os preços para o pesssoal que vem e vai chegando, e o jornal ajudar divulgando os preços não se preoculpar com festas e antecipado,pois isso todos sabem que nós os blocos que decidimos assim,pois não fica ninguém aqui,e tem outra e facil querer as coisas tem a prefeitura para bancar shows,seguranças,funcionarios para organização etc..

    ResponderExcluir
  6. No mínimo ele quer ser candidato a Vereador nesse ano novamente. Aquele das rosas. Hahahahaha...

    ResponderExcluir
  7. Baile no ginásio tá louco cara,quem quer?? ginasio e para esporte não baile,vai cuidar do comercio essa sim e sua função,tudo que colocou ai em cima jáesta sendo feito,colocar chapeu dos outros e facil,vai e fazer campanhas que ajudem a comunidade que mora aqui,a comprar aqui,e desemvolver o comercio para oturismo,já ia me esquecendo e vem morar em candiota,pois dar lei e facil quero ver e comprar aqui!!!!

    ResponderExcluir
  8. Assim ó... Quem sabe gente não gasta uns 30 milhões pra fazer um parque temático, depois mais uns 5 milhões pra criar um pórtico pra cidade e mais uns 800 mil pra trazer um trio elétrico da Bahia pro carnaval com shows da Ivete, Araketu e Cláudia Leitte... Aaah e nós também poderíamos construir um estádio pra receber os jogos da libertadores..!

    Fácil fácil.. Tá resolvido o problema.. Agora é só arrumar o dinheiro...!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. faltou você incluir o teleferico do Tayloy, ou já esqueceram. hahahahahaha

      Excluir
    2. E facil facil calcular os valores usados e sonhar em fazer tudo,usando o poder público,já que e o seu Jaime acha tão facil,vamos calcular quanto vai sair para o cdl investir em cursos gratuitos para os vendedores de algumas lojas saber atender melhor,a praticar preços compativéis para a população não sair de candiota para comprar,incentivar os comerciantes iniciando por ele,morar no municipio e comprar aqui,ter mais variefafes de produtos e de marcas,e outra ccoisa baile no ginásio,nós que jogamos achamos um absurdo,até o militão trancou as festas lá,pois ginásio e para esportes não festas!!!

      Excluir
  9. Explorar as potencialidades turísticas de Candiota e região é um dever de toda pessoa investida em cargo público. O turismo tem sido o principal produto da matriz arrecadadora de diversas cidades pequenas no RS, cidades estas com menos atrativos do que Candiota. Para desenvolver o turismo, toda a população precisa ser preparada para receber bem o turista. O fato de termos um único hotel não é limitante, pois a população pode ser incentivada a transformar suas residências em pousada, albergue ou semelhante, gerando trabalho e renda. Todo o comércio também deve ser preparado, assim como outros prestadores de serviços. É possível potencializar o turismo em Candiota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim e dever da pessoa investida em cargo público desenvolver o turismo,mas quando háa dinheiro,coisa que poderia ser feita a muito tempo,precisou outro governo entrar e liberar recursos para isso,treinamento para comercio e afins depende do cdl fazer treinamento e preços acessiveis para sua comunidade e visitantes,cdl e poder público trabalham juntos,cdl não pode ter partido politico!!

      Excluir
  10. este meu governo é uma vergonha, sei que o vitor é funcionário, mas deixando o cara lá no sine, atendendo, fazendo politica, e não tiram ele de lá, faltga peito pro folador ou pro secretario bruxo, ou ainda será querem conquistar o vitor, isto é uma vergonha pro meu partido, sei não sou burro que como oposição ele tem o direitro de fiscalizar, mas nós temos o direito de botar ele na no oito de agosto, para cata coquinho, oposição ou se compra e traz pro nosso lado como o juliano, a liliane e agora a magna, que já votou conosco em troca de pedido de empreguinho, vai ser cara de pau, tem que ter dignidade , nisto admiro o ver. vitor, quem é oposição tem de ser oposição ou não é partidário. Maa que tem que pisar no pewscoço dele into tem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alguem hoje já falou que o Vitor está desesperado, e tá mesmo, cada cometario que ele posta, como esse acima, ele se afunda mais.

      Excluir
  11. Como assim desenvolvimento regional???
    No ano passado a Brigada Militar de Candiota recebeu diversos veiculos leves e camionetes para ser utilizada em nossa segurança, e hoje a metade dessa frota está em Bagé.. ficamos quase sem viaturas e ninguem faz nada!

    ResponderExcluir
  12. Um atrativo para o turismo em Candiota, é as moscas gigantes que estão abitando a região,depois da instalação do aterro sanitário, se vc for fazer um churrasquinho em casa, os primeiros a chegar são as moscas gigantes, parasse um enxame de abelhas, gastei dois frascos de veneno e não adiantou, alias os estoques de inseticidas estão acabando nos mercados de candiota, e o lixo de Pelotas nem começou a vir para o aterro, Deus nos acudaaaaaaa!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse omentario das moscas é um dos mais verdadeiros desse teclando. Realmente e só começar assar uma carne e gigantescas moscas aparecem o nada.
      Culpados: Prefeitos - Meio Oeste (Gildair Paixão, que mente que tudo é feito com correção) e nós moradores de Candiota que ainda nada fizemos para reverter essa podridão. E vem mais lixo aí!

      Excluir
    2. Oh anônimo, tu foi na audiencia publica pra tratar do lixão? Se foi, parabens, se não foi f . d . - s . Agora é tarde. Gildair da Paixão (pela Meioeste) cade a comunidade cientifica de Candiota pra responder aos moscão?

      Excluir
  13. Não se lamente atoa amigo!
    Por enquanto temos dinheiro para comprar carne pro churras!
    Mas do jeito que a coisa tá andando, sem politicas concretas para oproveitamento do carvão mineral, nem carne poderemos comprar...
    Então Viva as moscas varegentas!!!
    E Viva o PT!!!!

    ResponderExcluir
  14. Cuidado hein vivente, que se as moscas trocaram o lixão pela sua casa, a coisa deve estar feia por aí, hein??? Tu não usa tanto inseticidas , quem sabe um desinfetante ou água sanitária? Ou um banhosinho de vez em quando cai bem.Tá bem que está faltando água ,mas um pano molhado faz a vez. abraço

    ResponderExcluir
  15. O lixão da metade sul está mosqueando a laçance, E agora o que bamo faze? Bamo bota a culpa naquele que disse que o lixão era uma coisa boa...aquele que NÃo mora na Laçance...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai ver que em Dario Lassance a situação tá melhor pras mosquinhas do que no lixão e aí meu filho elas irão pra onde estiver melhor. O negócio é reverter esse quadro ...e mandar essas moscas de volta pro lixão.

      Excluir
    2. TU MESMO "Mar 19,2012 10:11 AM" cuidado!!! A mosca do chifre anda por essas bandas também viu ????

      Excluir
    3. Sou poleangus, o brado é tu que é boi gir.

      Excluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.