sábado, 2 de abril de 2011

Aterro Sanitário da Metade Sul - Ver. João Couto

Recebi e-mail do sempre participativo Vereador João Couto com o tema Aterro Sanitário o qual descrevo abaixo:


COMPANHEIRAS(OS):
A GRANDE SOLUÇÃO

   O texto abaixo, que vos envio, está em www.institutogea.org.br. Trata-se de uma organização voltada para a defesa do Meio Ambiente, para a educação ambiental e para a busca das melhores formas de reduzir a poluição. As opiniões emitidas no texto são de pessoas comprometidas com a sanidade ambiental,, a saúde dos cidadãos, a preservação da qualidadec da água, do ar e do solo. Enfim, com a preservação da Vida no Planeta.
   Neste momento há um aterro sanitário sendo implantado em Candiota. Como diz o texto do GEA " os aterros sanitários são ainda a melhor solução para o lixo que não pode ser reaproveitado ou reciclado."
   Pois aqui, nesta cidade, o que temos é um lixão que, como  se lê abaixo " causam poluição do solo, das águas que bebemos e do ar, pois as queimas expontâneas são constantes. Muita gente pensa que se o lixão está longe da sua casa ele não está lhe causando problemas. Isso é um grave engano."
   De fato o que ocorre em Candiota é a troca do atual lixão por uma solução recomendada por instituições e organizações comprometidas com a qualidade do Meio Ambiente, como é o caso do Instituto Gea. A comunidade da região está ganhando um ATERRO SANITÁRIO  que vai nos livrar dos males causados pelo lixão.

O PRECONCEITO

   O aterro sanitário que está sendo implantado pela empresa MEIOESTE, nas antigas cavas deixadas pela mineração do carvão, receberá o lixo de outros municípios. Este fato despertou o preconceito pelo fato de ser lixo alheio a vir para cá, e ser em ampla quantidade. Esse lixo está, hoje, sendo depositado em lixões nos municípios vizinhos. Pois como diz o texto do GEA ' a poluição causada por um lixão atinge muitos e muitos quilômetros em voilta, ou até mais, já que as águas e o ar movimentam-se." 
   Isso leva-nos a crer que o nosso lixão causa problemas de saúde em nosso entorno, nos municípios vizinhos, e os lixões deles igualmente, " espraiam" poluição para todos os lados, por muitos e muitos quilômetros. A vinda do aterro sanitário é, portanto, uma grande e oportuna solução para esse problema do conjunto de municípios. Representará o fim da poluição causada, em série e  de forma progressiva, uma vez que todo esse lixo será acondicionado de maneira adequada, tendo os gazes e os efluentes líquidos capturados, impedindo que continuem a poluir, como hoje. Por isso a oposição à implantação do aterro sanitário é mero preconceito porque vem lixo de fora. Não se dão conta os oponentes que esses lixões, lá fora, poluem aqui também e que o nosso, aqui, polui lá fora.
   É interessantíssimo o que diz o último parágrafo do texto sob o título de DICA VERDE.

Um grande abraço
 
--
Vereador João Couto
Câmara Municipal de Vereadores
Rua 20 de Setembro, 711 - Vila Operária
Tel: (53)3245 1418 Cel: (53)9945 5002
email:
joaocoutoduarte@gmail.com
blog:   www.companheirojoaocouto.blogspot.com



DICA VERDE: Pressione o prefeito e os vereadores de sua cidade a implantarem um aterro sanitário o mais rápido possível , para colocação do lixo. Não aceite desculpas, como falta de recursos: o aterro sanitário é tão necessário à manutenção da saúde em seu município quanto as demais atividades do governo municipal.


Para ler o texto citado clique aqui



12 comentários:

  1. É bom saber que o vereador é a favor. Mais um para a lista.

    ResponderExcluir
  2. Caro Vereador Couto...

    O senhor pode ter certeza que já foi bastante difundido todos os benefícios do aterro sanitário...
    O problema em relação ao "nosso" aterro é quanto a sua localização

    O senhor há de lembrar que haverão habitações que ficarão cerca de 1km do aterro...
    Como um vereador dedicado que é pelo caso, deve ter encontrado relatos de que o odor gerado por esse tipo de construção é simplesmente insuportável.

    A solução para os lixões nós sabemos que é o aterro sanitário.. E a solução para os problemas gerados pelos aterros sanitários, o senhor já possui???

    Um Grande Abraço

    ResponderExcluir
  3. Como é bom saber que o ver. João Couto é a favor do Aterro da Metade Sul aqui em Candiota e no pátio dos assentados. Mas é isso ai mesmo João Couto tem que dizer que é a favor sim pois os demais estão encima do muro. Ficam quietinho.Sei que eles leem este blog e duvido que postem seus pensamentos a respeito do Aterro.

    ResponderExcluir
  4. oportunismo do jc... isso sim! o lixo vai ser o nosso maior problema em Candiota.
    falando em problema, voces já repararam que a cinza que sai da usina nova (quando funciona!) ela sai umida e cola, por exemplo na lataria de um carro deixando a superficie aspera quando seca?!

    ResponderExcluir
  5. Parece que a situação como é tratado o lixo em Candiota é a mais perfeita possível, pois ninguém fala da matéria, pois sei que é um caso sério e precisa de solução imediata, portanto essa palhaçada enganosa de confundir lixão com aterro sanitário é um despropósito lastimável, vamos ser coerente e deixar de conversa fiada.

    ResponderExcluir
  6. É verdade vamos ser coerentes, somos todos uns idiotas querer achar que lixãoooo, digo aterro sanitário vai trazer mais propblemas de poluição para nossa cidade é pura bobagem, só vai trazer coisas boas tão boas que aproximadamente trinta cidades irão festejar por poderem se livrar das pestes,doenças e tudo que um lixo pode acarretar...pobre da nossa CANDIOTA!!! E imagine que tem vereador e prefeito que defendem esta ideia.

    ResponderExcluir
  7. POR VER.JOÃO COUTO:
    "Representará o fim da poluição causada, em série e de forma progressiva, uma vez que todo esse lixo será acondicionado de maneira adequada, tendo os gazes e os efluentes líquidos capturados, impedindo que continuem a poluir, como hoje."
    vamos deixar de ironia João Couto... Quando que em Candiota funcionou alguma coisa... Até quando vai funcionar esse acondicionamento de maneira adequada????
    Isso vai funcionar os primeiros 10 dias depois vai ser só lixo vindo pra cá e ninguém mais vai ter controle disso!!!!

    ResponderExcluir
  8. EXTRA, EXTRA, EXTRA!!!
    Em breve, prepare-se todos e vamos de mãos dadas para a inauguração da maior obra da administração do prefeito FALADOR!!!
    O LIXÃOOOOO E VAI SER MUITO LIXO MESMO.
    QUASE TRINTA CIDADES MANDANDO O QUE HÁ DE PIOR DE LÁ PARA CÁ... e isso nos que somos candioteses de nascimento e de coração jamais esqueceremos, que tristeza

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei,más esse assunto não é de agora que vem se arrastando a vários anos que vem sido tratado pelos nossos representantes , é um caso que atinge toda região . , porque os municipios por ai a fora realmente não tém onde colocar os seus residuos e os Gestores Publicos tinham que resolver esse problema , pois os seus muninicipios não tém espaço fízico adequado , no em tanto eu acho que qualqer que fosse o administrador do nosso municipio não iria posicionar contra essa obra., porque poderia prejudicar uma pequena parcela de pessoas infelizmente nós mas por outro lado ajudaria na saúde de milhares de pessoas que também são nossos irmãos pois nos todos moradores de candiota vimos na maioria dessas cidades de onde virão o lixo. portanto não podemos ser tão radicais e discutir melhor o assunto. então qualqer quem foce o nosso gestor publico iria se posicionar afavor. e não vi nén um ambientalista se colocar contra esse tema.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns Sr. Ildo Silveirapela belas palavras, poisfoi uma argumentação sensata e coerente, pois essamatéria vemsendo discutida de muito tempo,daadministração antereior esó agora estásendo concluída. Pois a pergunda que é de se fazer para o momento é: onde estavam esses que tão radicalmente contestam a idéia de bem tratar o lixo hoje, em 2008? Quando foi realizado a audiência pública. Pois pelo que sei, os que mais criticam aimplantação do Aterro Sanitário da Metade Sul eram governo naquela época e continuam sendo governo agora.Isso sim é uma aposta na falta de momória dos cidadãos de Candiota.

    ResponderExcluir
  11. ola prefeito e ai os vigilante da prefeitura quanham uma miseria ate vender picole da mais e ainda por cima ta atrasando e ai prefeito e vereadores oque vocês vao faser pra melhora este caso porque tem fincionaria que tem as conta pra pagar e as loja nao querem nem saber se recebeu ou nao so queren dinheiro na hora ne vamos mudar prefeito como vc falou quando foi eleito ha prefeito e la ha rua mae eloa que tem uma caixa sem tampa faz 1 e meio que aquilo ta assim e ha promeça de calsar aquela rua cade?

    ResponderExcluir
  12. PREZADO PABLO:

    Li os comentários postados acima sobre a matéria que trata do Aterro Sanitário. Não era possível tratar desse assunto com apenas uma frase. Deste modo respondi no meu blog - www.companheirojoaocouto.blogspot.com para poder ser mais claro e melhor entendido.
    Parabens mais uma vez, pela excelência do teu blog.
    Um grande abraço
    João Couto

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.