segunda-feira, 11 de julho de 2011

Candiota define prioridades para Orçamento Estadual 2012

No último sábado, dia 9, um total de 184 pessoas estiveram reunidos no Ginásio Municipal de Dario Lassance, em Candiota, para elencar propostas para o Orçamento Participativo Estadual. O encontro teve como objetivo elencar projetos e eleger delegados municipais para serem levados à etapa regional, que acontece dia 20 de julho, em Bagé.

No início da atividade, o coordenador do Orçamento Participativo Estadual, Mateus Azevedo, enumerou os temas norteadores das propostas a serem apresentadas e explicou detalhes a respeito do processo.

O prefeito Luiz Carlos Folador, reforçou a importância do OP nas comunidades, a participação dos moradores no levantamento das demandas e na eleição dos delegados. “Este processo de discussão e votação do que a comunidade almeja é um exercício de cidadania”, destacou. Para ele, o Governo do Estado demonstra, com esta ação, que atua de forma democrática.
Delegados 

Como contou com a participação de 184 pessoas, o município teve direito de eleger três delegados. Os eleitos foram Giselma Pereira, Júlio Ramos e o Adir Sebastião dos Santos.

Contudo, segundo o vereador João Couto, o município tentará incluir um quarto delegado devido ao público que se aproximou a 200 presentes – é eleito um a cada 50 participantes. O nome cogitado é o de Cristiano de Ávila, o quarto mais votado na ocasião.
Propostas 

Principal meta da Assembleia, o município elegeu um total de nove projetos como prioridades para serem desenvolvidos no município, a partir de recursos do Estado, através do Orçamento de 2012. Após levantadas, discutidas e votadas, as propostas foram escolhidas na ordem abaixo:

- Educação: instalação de curso Técnico de Nível Médio de Eletromecânica, na Escola Jerônimo Mércio da Silveira;
- Segurança Pública: projeto regional para aquisição de mais viaturas e kits de pronto socorro individuais;
- Trabalho e Desenvolvimento Social: construção de um centro de triagem de resíduos sólidos;
- Habitação e Saneamento Básico: construção de casas populares;
- Desenvolvimento da área rural, pesca e cooperativismo: Água para as casas rurais;
- Infraestrutura e Logística: asfaltamento da estrada João Emílio-Seival;
- Infraestrutura e Logística: transcampensina Candiota-Aceguá;
- Educação: ampliação da escola 20 de Agosto;
- Educação: construção de quadra coberta para escola 8 de Agosto;

5 comentários:

  1. PREZADO PABLO:
    É tradição democrática aproveitar-se a fração nos seminários, encontros, congressos, convenções, na escolha de representantes. Dia 09 - sábado - a Coordenação do OP Estadual, tanto o representante do Governo, o companheiro Mateus Az\evedo, quanto o do Corede Campanha, João Sérgio Machado, entenderam que era necessário fechar o número para eleger mais um. O critério é eleger 1 delegado para cada 50 presentes. Como tínhamos 184 presentes, entenderam ser necessário fechar 200 para termos o quarto delegado. Até 150 elegemos 3 delegados, mas com os 34 excedentes dessa cifra, número superior à metade do quociente de 50, é tradição, nas atividades democráticas, ser aproveitada para mais um.
    Como o OP é uma atividade democrática por natureza e diante da posição de ambos, ingressei com um recurso, que constou da ata, para reinvindicarmos mais um delegado para Candiota que, no caso, será o Sargento Cristiano Ávila, da Brigada Militar. Amanhá, em Porto Alegre irei até a Seplag conversar com os coordenadores estaduais na busca de ampliar nossa representação no Fórum Regional da Participação Popular e Cidadã que reunirá dia 20 de julho em Bagé para sistematizar e hierarquizar as demandas de toda a Região da Campanha que, como diz o velho ditado " é aí que a porca torce o rabo".
    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Se o Prefeito Folador acha tão importante o orçamento participativo porquê não implantou em Candiota,sim porquê os projotos de infre-estrutura que candiota está vendo foram encaminhados e alguns até iniciados pelo governo anterior;senão vejamos:
    1.0-Pavimentação das ruas da João Emílio,recursos liberados pelo Ministério das Cidades,gestionados e aprovados pelo goveno Marcelo;
    2.0-Esgotamento Pluvial e cloacal da João Emílio,mesmo caso e aprovados na mesma época,prova material são as placas que foram colocadas nas obras;
    3.0-Construção das casas habitacionais na sede do município,mesmo processo,mas infelizmente essa obra não anda eo povo sofrendo;
    4.0-Ampliação da Escola Nely Betemps,recursos do convênio,onde o Prefeito Marcelo estabeleceu com a cgtee,referente a redução do ISS(imposto municipal)parece que agora vão entregar,véspera de eleição municipal;
    É parece que o tempo não apaga a história,por mais que queiram alguns.Como morador sem filiação partidária o que mais me intristece ea situação na qual funciona a casa da criança,o fechamento da casa do Turno Inverso no seival e a situação calamitosa do nosso hospital,na entrada até os bancos estão totalmente rasgados...o raio x que a administração anterior,em parceria com a crm instalou,os resultados demoram mais de sete dias,se o caso é delicado pobre do povo.

    ResponderExcluir
  3. Ver.João Couto é louvável tua disposição para aumentar a representatividade do município junto ao OP estadual,mas quando tu acupastes cargo na administração 1997-2000,tu ocupastes cargo semalhante no OP municípal,e nos ficamos APAVORADOS em saber que as demandas que estabelecemos naquela época,foram parar na cava da mina(antigo lixão)e tu era o responsável pela sistematização das demandas,então não me venha com essa conversa"pra boi dormir"eu tenho mais o quê fazer.

    ResponderExcluir
  4. SITUAÇÃO DOS CORREIOS EM CANDIOTA
    Por onde anda os carteiros da cidade,no último concurso da agência dos Correios só no Rio Grande do Sul obteve 60.797 escritos sendo abertas 9.190 vagas,5.060 para carteiros,sendo mais de 1 milhão de inscritos em todo Brasil.
    Candiota conta com os serviços dos Correios mas a população não tem entrega a domícilio,temos que nos deslocar de nossas residências muitas vezes dependendo de ônibus para poder retirar correspondêcias.
    Candiota uma cidade que se diz ser promissora rica em mineração mas pobre em soluções,
    Até quando vamos ficar nesta situção,legislativo e executivo vão a Brasília,dizem que vão trazer melhorias para nosso município,mas o básico que é bom nada!
    Entra e sai ano e governos e a promessa da tal regularização fica só no papel.
    ALEX SPENCER

    ResponderExcluir
  5. O engraçado é que nos elegemos os politicos para administrar as coisas publicas, e ai eles querem passar as responsabilidades para nos o povo, então nos não precisamos dos politicos porque eles não decidem nada e ficam gastando o nosso dinheiro para nos tomarmos as decisões e assim vai com essa conversa de orçamento participativo.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.