sexta-feira, 15 de julho de 2011

Centro de Triagem de Resíduos Sólidos em Candiota

Local deverá atender cinco cidades da região 

Na última segunda-feira, dia 11, representantes das secretarias de Meio Ambiente de Aceguá, Candiota, Hulha Negra, Pedras Altes e Pinheiro Machado estiveram reunidos para debater a respeito da instalação de um Centro de Triagem de Resíduos Sólidos.

No encontro, realizado em Candiota, os representantes discutiram sobre as possibilidades de viabilização do projeto e visitaram a área onde deve ser implantado o Centro.

O Centro, que prevê o atendimento dos cinco municípios, deve ser instalado em Candiota, às margens da estrada de acesso do assentamento Nossa Senhora Aparecida, em área cedida pela Companhia Riograndense de Mineração (CRM). No local, funcionava o antigo paiol de munição da empresa – atualmente desativado.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente de Candiota, Aroldo Quintana, a reunião definiu que um consórcio entre as cinco cidades deve ser criado através de convênio. “Também estabelecemos que um projeto de gestão deve ser elaborado, bem como uma equipe deverá ser designada gestionar o projeto. Além disto, vamos promover atendimentos às associações de catadores e desenvolver ações de conscientização comuns entre os municípios”, relatou. Segundo ele, a instalação de um Centro de Triagem deve garantir um ciclo completo no processo de destinação de resíduos. “Com isto, por exemplo, todas estas cidades poderão implantar a coleta seletiva, contribuir mais na preservação do meio ambiente e gerar emprego e renda para os catadores”, salientou.

Sobre os recursos necessários para o projeto, o secretário afirmou que verbas serão buscadas junto aos Ministérios da Cidades e do Meio Ambiente, bem como com empresas locais e de compensação ambiental.

6 comentários:

  1. Nada mais justo que os municípios da região participarem da triagem de resíduos. A final é o lixo deles que ta vindo pra Candiota.
    A propósito, quem sabe o nosso secretário de meio ambiente não cria cooperativas para triagem dos urubus, ratos, baratas, moscas e outros sub produtos do grande empreedimento.

    ResponderExcluir
  2. Mas isto ta cada vez mais absurdo... já não basta o aterro,,, agora querem triagem dos outros municípios também,,, depois o seu folador não quer ser chamado de prefeito do lixo.... que horror;;

    ResponderExcluir
  3. CATADORES DE LIXO.
    Diante do grande projeto de geração de emprego e renda deste governo,coordenado pela secretaria de meio ambiente, certamente teremos curso de QUALIFICAÇÃO destes profissionais em Candiota.

    Possivelmente teremos ainda inscrições no SINE e aulas profissionalizantes em Candiota.

    Se vc quer tornar-se um destacado e conceituado CATADOR DE LIXO, não perca essa grande oportunidade.

    Parabens ao Blog pela habitual reprodução e divulgação das noticias da Prefeitura.

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de ver a olaria de tijolos e não triagem de lixo aqui em candiota precisamos é nos livrar do lixo.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Pimenta no olho dos outros é refresco né anônimo das 13:25, pois colocar o lixo para outros município tu concebes, mas receber dos outros não! Falando nisso porque Tu não investe tuas energias para empreender numa olaria então ao invés de ficar colocando chifres em cabeça de cavalo! Que pouca vergonha esse besterol de urubus e ratos, etc... Já visitei várias vezes o Aterro e nunca vi essas criaturas de Deus lá naquele local, só vejo se manifestando aqui no Blog NO ANONIMATO!
    Um beijo no coração de quem é pela verdade!

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.