quinta-feira, 28 de julho de 2011

Projeto - Centro de Integração Cultural de Candiota – CICC

Por Marcos Sarmento
Arquiteto - CREA RS 164618

Nosso objetivo é trazer ao conhecimento público a existência do projeto para Candiota I que tem como título Centro de Integração Cultural de Candiota – CICC, que se trata de um complexo multiuso com salas de aula, museu histórico e artístico, palco para apresentações, sala de projeção entre outros. Projeto com grande potencial turístico e emblemático pelo foco principal de valorizar a identidade dos cidadãos candiotenses. Agradecemos ao prefeito Luis Carlos Folador pela menção feita a este projeto quando fala que teremos a Usina do Gasômetro II, lembrando quando lhe apresentamos as fotos da visita feita na Usina do Gasômetro em POA a qual nos inspirou significativamente na criação do projeto.

Este projeto é fruto de meu trabalho de graduação do curso de Arquitetura e Urbanismo, onde escolhi o tema no mês de agosto de 2008 quando iniciou as pesquisas para a disciplina STFG – Seminário do Trabalho final de Graduação. O trabalho de Graduação foi concluído com sucesso em 01/07/2010.

A comunidade recebeu o Informativo Nº4 da Eletrobrás CGTEE de junho e julho de 2011, que traz na pag. 4 uma matéria sobre o FORUM ELETROBRAS CGTEE E COMUNIDADES, ocorrido no dia 19/05.

Na ocasião fiquei empolgado em poder participar com a apresentação do projeto, pois tinha esperança de poder participar de um concurso público com esse projeto, e procurei o site do MINC onde o projeto deveria ser cadastrado e aprovado, pois esta foi uma das muitas exigências listadas pela CGTEE apresentadas num pequeno folheto xerocado que foi mencionado no finalzinho da reunião. Para minha surpresa o tempo para aprovação do projeto junto ao MINC era de 90 dias e mais 90 dias para cada adequação que fosse necessária, enquanto o tempo para apresentação estipulado pela CGTEE foi de apenas 30 dias. O que impossibilitava qualquer um que não estivesse com um projeto pronto e previamente aprovado de ser escolhido. Foram vários desclassificados por falta de documentação, prevendo isso obviamente não me dei ao trabalho de participar.

Sendo assim estaremos exibindo o projeto para as empresas locais e comunidade interessada para conhecimento do potencial da proposta e das possibilidades de investimento do poder público, lembrando que caso a proposta venha ser aceita e utilizada não serão cobrados custos sobre o trabalho feito até aqui, pois se trata de um trabalho acadêmico. Pedimos apenas a garantia dos direitos autorais e que participemos ativamente das adequações necessárias. Estaremos à disposição para adicionar co-altorias desde que as alterações decorrentes não descaracterizem de maneira geral a proposta formal do projeto. O Projeto será exposto inicialmente na empresa Dinâmica de segunda a sexta em horário comercial a partir de 27/7/2011.


A portaria de acesso é o final da Miguel Arlindo Câmara. Recebe tratamento especial pois é o fechamento da artéria da cidade e conduz os visitantes para o lugar onde tudo começou. Sua volumetria simboliza o relevo do pampa gaúcho.


A composição formal do projeto é uma releitura da antiga usina resgatando o momento histórico de sua inauguração em funcionamento. Desde o caminho de acesso o passeio percorre o antigo caminho do carvão onde painéis explicativos contam sobre o funcionamento da usina.


O aproveitamento dos espaços é de 100% e se enquadram nas normas de acessibilidade. Incluindo salas de aula, oficinas profissionalizantes, ateliê de artes, sala de projeção, sala de jogos, salão para festas, salão de exposições artísticas e museu histórico de Candiota.

4 comentários:

  1. Qual sera o custo para se manter esse centro de eventos, sera que a cgtee vai mantelo porque o municipio não pode arcar com mais esse elefante branco , na minha opinião o municipio de candiota tem é que se preocupar em investir é na nossa saude que está uma porcaria e carecendo de atenção do poder publico e parar com esses delirios de grandeza e investir mais no ser humano e suas nessessidades.

    ResponderExcluir
  2. Esse projeto faz parte do TAC assinado pela CGTEE. Cumpre lembrar que investir em cultura e conhecimento também é investir no ser humano. Claro que as necessidades essenciais não devem ser relegadas a um segundo plano, mas o projeto em questão se for implantado como o apresentado será de grande importância para toda a população. Vamos continuar lutando pela saúde e educação, mas também vamos receber, sem acessos de raiva, iniciativas que venham agregar cultura à nossa população, pois, desde os tempo bíblicos já se ensinava que "nem só de pão vive o homem..."

    ResponderExcluir
  3. Aqui na vila residencial estamos carecendo de conserto na infra estrutura como por exemplo:
    - conserto e substituição das tampas de boca de lobo;
    - melhorar o atendimento médico no posto de saúde;
    - cobertura da quadra de esportes da vila ( dinheiro que esta depositado na conta da prefeitura, se o prefeito não perdeu);
    - melhorias na praça;
    - iluminação no caminhodromo;
    - recolher os animais soltos etc.
    a cgtee poderia fazer melhorias no antigo prédio do mercado e passalo a comunidade bem como reformar o clube que é patrimonio da cgtee ja que mandou o dinheiro das compensassoes ambientais la para o taim e outros estados do Brasil, ja que quem sofre mais com a poluição é a população que esta mais proxima a usina e não ficar com ajustes mirabolantes de politicos com sonho apoteotico que passam por candiota e depois vão embora deixando um legado de despesas para o municipio e volto a dizer se a cgtee vai manter esse empreendimento ta tudo certinho o municipio ainda tem muitas prioridades para serem sanadas.

    ResponderExcluir
  4. Goataria que esse dinheiro fosse investido na miguel arlindo camara que tem ceifado muitas vidas e esta em péssimas condições de trafegabilidade se a cgtee tivesse investido o dinheiro das compensassoes ambientais nesta rodovia ele estaria muito melhor, sei que vão dizer que não pode mas oque que pode construir mais um elefante branco como o predio da camara de vereadores para o povo manter, e a nossa saude continua um caos.

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.