quinta-feira, 14 de julho de 2011

Candiota prepara mobilização regional para inclusão de usinas a carvão mineral nos leilões de energia A -5

Manifesto deve ser realizado junto a BR 293 no início de agosto 

Com o objetivo de chamar a atenção para a importância da inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A -5, o município de Candiota prepara uma mobilização popular em nível regional. Para tanto, uma atividade deve ser realizada no início de agosto, às margens da rodovia 293, junto ao trevo de acesso do município.

Na última terça-feira, representantes da Prefeitura Municipal, Câmara de Vereadores, sindicatos, associações e de empresas do setor carbonífero, como a Companhia Riograndense de Mineração (CRM), estiveram reunidos no Sindicato dos Mineiros para definir questões pertinentes ao evento.

Conforme a vereadora Giselma Pereira, a iniciativa pretende chamar a atenção das esferas governamentais. “Nossa intenção é elevar a importância deste debate. Neste manifesto, vamos divulgar nosso interesse pela inclusão do carvão mineral nos leilões de energia A -5 e formular uma carta abordando a importância de investimentos neste setor para toda a nossa região”, argumentou ao relatar que a "Carta" deverá ser encaminhada para diversas representações políticas, entre elas a da presidente Dilma Rousseff.

Os leilões A -5, que devem ser realizados no final de outubro, promovem a comercialização de energia produzida no país. Com isto, empresas interessadas em realizar investimentos no setor, como a construção de novas usinas, garantem os recursos necessários para viabilizar seus empreendimentos. A manifestação, que deve ocorrer em Candiota, busca incluir a energia produzida a partir do carvão mineral no processo.

Para o superintendente administrativo da CRM, Oxcilei Duarte de Quadros, a atividade pretende reunir representações de todos os municípios da região. “Temos ciência e queremos mostrar que o carvão mineral representa o desenvolvimento de toda uma região e merece atenção”, enalteceu. Segundo ele, esta matéria-prima é responsável pela geração de trabalho e renda não só de Candiota, mas de diversos município vizinhos. “Por este motivo, vamos buscar mobilizar todas as cidades da nossa região”, apontou.

Nesta sexta-feira, dia 15, às 15h, um novo encontro acontece no Sindicato dos Mineiros. Na ocasião, deve ser divulgada a data do manifesto, bem como demais informações.

8 comentários:

  1. Só o que faltava!!! Não bastase o MST bloqueando rodovias, agora o MSC - Movimento dos Sem carvao. - Candiota não merece atitudes tão pequenas e eleitoreiras, vamos usar os meios convencionais dentro da ordem e legalidade.

    ResponderExcluir
  2. Prezado anonimo, não está se falando em bloqueio em BR. E também acho que não se trata de uma atitude eleitoreira e sim de defesa do desenvolvimento de Candiota e região. E mesmo que algumas pessoas pensem em fazer com fins eleitorais, desde que trabalhem ajudando não vejo problema algum.

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Pablo, é bom vcs candiotenses ficarem atentos, pois as coisas andam contrárias ao uso de carvão, e com que acham que Candiota se sustentaria se não houvesse a Cgtee, a CRM e a duas Fábricas de cimento? Ou vc acham se acabarem com uso do carvão vai restar alguma dessas empresas?

    ResponderExcluir
  4. Oque me causa espanto é esse assunto carvão voltar a palta de reivindicações parece noticia requentada as pessoas tentando se promoverem; como o nosso governador ir dizer que defende o nosso carvão isso ele não precisa nem dizer tem é que trabalhar defendendo, agora em candiota começa essa conversa novamente muda governo e tudo outra vez .

    ResponderExcluir
  5. meu caro anonimo das 12:39 de hj, foi o mesmo o que eu disse como primeiro anonimo dessa noticia, mas meu amigão pablo não pensa assim, alias da pra ver que apoia tudo que tem o dedo do Oxilei, tá na cara que é só movimento politiqueiro, a CRM é grande demais para estar rastejando em movimentos a margem das estradas. abração

    ResponderExcluir
  6. Talves candiota se sustente com o lixão, trazido pelo folador e tambem esse pessoal do mainardi que trabalha em candiota na prefeitura eles com certeza vão achar uma solução.

    ResponderExcluir
  7. Eu quero saber se esse pessoal que defende o carvão não se assusta quando a sede do município fica soterrada pela cinza expelida pela chaminé da Fase C, que opera com o precipitador muitas vezes desligado. E essas pessoas que são acometidas por tumores malignos? Quem vai defendê-las. Sei que o carvão gera dinheiro, etc, mas isso até o tráfico de gdroga faz e nem por isso, devemos defendê-lo...Pura politicagem barata!

    ResponderExcluir
  8. se não ouvesse carvão oque seria de candiota,tudo que eu tenho e minha familia devo ao carvão.concordo que esta caido cinza mas naõ precisa esse escandalo todo mas a alguns anos era pior era flocos de cinza na costrução da fase a e b.então vamos maneirar precisamos da crm,cgtee.e outras empresas

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.