sábado, 9 de julho de 2011

Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul

O deputado federal Afonso Hamm (PP-RS) anunciou na sexta-feira, dia 8 de julho, em Bagé, o apoio do Ministério da Agricultura para o VIII Seminário de Vitivinicultura da Metade Sul do RS. A informação foi apresentada na reunião com o presidente do Comitê de Fruticultura da Metade Sul, o vereador Edegar Franco; o coordenador do evento, Jorge Hoffmann e o presidente da Associação Bageense dos Fruticultores (Abfrut), Heraclides dos Santos. Hamm solicitou a liberação do recurso durante audiência com o Ministro da Agricultura, Wagner Rossi, ocorrida nesta semana, em Brasília. O ministro garantiu o montante de R$ 50 mil para a realização do evento, que acontecerá nos dias 11 e 12 de agosto, no Clube Comercial de Bagé. 

Edgar Franco, Afonso Hamm, Jorge Hoffmann e dos Heraclides Santos debatendo sobre organização do evento
Hamm, que é presidente da Frente Parlamentar da Fruticultura no Congresso Nacional, foi quem deu início a realização desse evento na Metade Sul, na época em que presidia o Comitê de Fruticultura. O parlamentar destaca que o ministro garantiu o apoio tendo em vista a importância do seminário que promove ainda mais o setor da vitivinicultura. “A Metade Sul está entre os principais pólos de produção do país”, enfatiza.

O presidente do Comitê de Fruticultura da Metade Sul, Edgar Franco, destacou que o apoio do parlamentar junto ao Ministério da Agricultura é fundamental para a viabilização do evento, se traduzindo em um salto de qualidade na estrutura e na parte de divulgação.
Debates 

Durante o Seminário, serão debatidas as políticas de desenvolvimento ao setor; a divulgação das novas tecnologias na área de vitivinicultura e qualificação dos técnicos e produtores. O presidente da Abfrut acrescentou que um dos enfoques do evento deste ano é em relação ao marketing das uvas e vinhos, com o propósito de buscar experiências e colocar em destaques os vinhos da região no cenário nacional e internacional. Também haverá um painel sobre o Pampa Gaúcho e Enoturismo.

O coordenador do evento Jorge Hoffman informou que o seminário contará com a presença das delegações de produtores, acadêmicos e representantes do setor de todo Estado. Além disso, haverá exposição de empresas e instituições bancárias mostrando a área de fomento para vitivinicultura. Também terá uma programação paralela com a mostr das vinícolas da Metade Sul.

O Seminário encerrará com Dia de Campo, na propriedade da família Rigo, em Dom Pedrito, sobre Mecanização na Viticultura, com apresentação de maquinários para manejo de solo, da planta (poda e condução) e de pragas e doenças.

A oitava edição do Seminário de Vitivinicultura conta com apoio da Embrapa Uva e Vinho – Ministério da Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural, Secretaria de Agricultura do Rio Grande do Sul, Instituto Brasileiros do Vinho (Ibravin), Prefeitura de Bagé, Câmara de Vereadores e Frente Parlamentar da Fruticultura Brasileira do Congresso Nacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.