quarta-feira, 6 de julho de 2011

1ª Conferência Municipal de Saúde

Na terça-feira, dia 5, aconteceu a 1ª Conferência Municipal de Saúde de Candiota. Realizada no Sindicato dos Mineiros, o evento teve como principal pauta o debate a respeito do Sistema Único de Saúde (SUS).


A atividade, que antes era regional, passou a ser municipal para discutir diretamente com a comunidade os avanços positivos na área da saúde que o poder público vem promovendo. 

O secretário de Saúde, Ancelmo Camillo, explicou a escolha do debate sobre o SUS, apontando o que ele pode proporcionar para as pessoas e mostrando as melhorias do sistema. “O SUS é um patrimônio nacional e oferece muitos recursos. É preciso que a comunidade esteja a par dos seus direitos”, avaliou.
A partir dos debates do encontro, propostas foram elencadas para serem encaminhadas à 6ª Conferência Estadual de Saúde, que ocorrerá de 1º a 4 de outubro, em Tramandaí. Conforme a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Hulda Maria da Silva Alves, os presentes foram divididos em três grupos para formularem uma proposta cada, a partir da resposta de questões orientadoras. “A três propostas apresentadas serão sistematizadas em reunião do Conselho, nesta quarta-feira (hoje), e somente, então, divulgadas”, explicou. 

Delegados Eleitos 

Também, na oportunidade, foram eleitos os delegados, um titular e um suplente, para representarem o município na etapa estadual. Pelos usuários do sistema, foram eleitos Jaline Pereira como titular e Larissa Brião como suplente. Já pelos prestadores de serviços, os escolhidos foram Deivid Blank – titular – e Hulda Alves – suplente. Entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, acontece a 14ª Conferência Nacional de Saúde. Na ocasião, serão apresentadas as propostas oriundas da Conferência Estadual.

2 comentários:

  1. Pelo que sei o sus é universal, mas em candiota o prefeito quer controlar qual o funcionario da prefeitura que pode usar estranho isso.

    ResponderExcluir
  2. bom evento! mas a onde estava os integrantes da SECRETARIA DE MEIO AMBIENTE? Esse assunto não interessa.. ou é disputa de beleza entre os secretarios?

    ResponderExcluir

Todos os comentários passam por moderação e caso não enquadrarem-se na política de comentários serão rejeitados.

De maneira alguma será uma forma de barrar a participação dos leitores, mas sim como ja foi dito, de manter um debate de alto nível. Caso tenha dúvida consulte a Política de comentários.

Ao escrever, pense como se o proprietário do blog. E que você pode ser responsabilizado judicialmente pelos comentários.

Mesmo assim, antes de comentar, procure analisar se o seu comentário tem realmente algo em comum com o assunto em questão.

Obrigado e não deixe de comentar.